Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43200

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorAZEVEDO, Fernando Antonio Gonçalves de-
dc.contributor.authorSANTOS, Aldeny José Cardoso dos-
dc.date.accessioned2022-03-07T12:33:42Z-
dc.date.available2022-03-07T12:33:42Z-
dc.date.issued2021-12-23-
dc.date.submitted2022-03-04-
dc.identifier.citationSANTOS, Aldeny José Cardoso dos. Uma proposta de jogo teatral para o ensino de química: a postura do professor em sala de aula e seu duplo, o ator de teatro. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43200-
dc.description.abstractEsta pesquisa busca fazer a aproximação entre o teatro e a educação, refletindo sobre as relações possíveis entre esses dois campos de conhecimento com o intuito de identificar como os jogos teatrais se inter-relacionam com o ensino de química. Nessa perspectiva, este trabalho discute teatro, os jogos teatrais de Viola Spolin e educação; propondo o diálogo destas linguagens principalmente através da ontologia freiriana, discutida por Romão (2010) e das (re)traduções do mundo, debatidas por Melucci (2005). Para fundamentar essas reflexões, foi elaborada uma pesquisa no site de Teses e Dissertações da CAPES, buscando trabalhos produzidos no período de 2011 à 2021 que estejam relacionados com as palavras-chaves: Ensino de Química e Jogos Teatrais. Nesta busca foram encontrados 26 artigos distintos, os quais discutem grupos musicais, ensino de matemática, estudos sobre teatro, ensino de química com atividades lúdicas, a importância do teatro para a formação (profissional e pessoal), e a importância da arte para o ensino de ciências. Entre esses artigos, apenas 6 debatem sobre temáticas que se aproximam do eixo desta pesquisa – o diálogo entre ensino de químico e teatro. Estes 6 artigos, escolhidos para debate por enfatizarem a importância do teatro/jogo teatral para educação, nos trazem tanto a importância do teatro e seus jogos para a formação humana, como para a formação profissional, apresentando os jogos teatrais/teatro como algo mais do que uma forma de se expressar, mas sim um meio de desenvolvimento do diálogo, de emoções, bem como um caminho possível para diminuir a distância entre a teoria e a prática. Todavia, nenhum desses artigos trazem especificamente os jogos teatrais e o ensino de química, apontando assim uma carência de produções acadêmicas sobre essa temática. Visto essa ausência de materiais sobre o ensino de química e os jogos teatrais no site de Teses e Dissertações da Capes, esta pesquisa propõe 3 jogos teatrais para serem aplicados e discutidos em sala de aula, com o intuito de construir o conhecimento dos alunos sobre interações intermoleculares, mudança de estado e entalpia/calor, além de desenvolver habilidades importantes para o meio teatral, como a percepção de espaço.pt_BR
dc.format.extent61p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectJogos Teatraispt_BR
dc.titleUma proposta de jogo teatral para o ensino de Química: a postura do professor em sala de aula e seu duplo, o ator de teatro.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6702418023630341pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6665135954352936pt_BR
dc.description.abstractxThis research seeks to bring theater and education closer, reflecting about the possible relationships between these two fields of knowledge in order to identify how theatrical games interrelate with the chemistry teaching. In this perspective, this work discusses theater, Viola Spolin's theatrical games and education; proposing the dialogue of these languages mainly through Freirean ontology, explored by Romão (2010) and the (re)translations of the world, debated by Melucci (2005). To support these reflections, a research was elaborated on the CAPES Theses and Dissertations website, seeking works produced in the period from 2011 to 2021 that are related to the keywords: Chemistry Teaching and Theater Games. In this search, 26 different articles were found, which discuss musical groups, mathematics teaching, theater studies, chemistry teaching with playful activities, the importance of theater to formation (professional and personal), and the importance of art to science teaching. Among these articles, only 6 debate about thematics that approach the axis of this research — the dialogue between chemistry teaching and theater. These 6 articles, chosen for debate because they emphasize the importance of theater/theatrical game for education, bring us both the importance of theater and its games for human formation, as for professional formation, presenting theatrical games/theater as something more than a way of expressing oneself, but rather a means of developing dialogue, emotions, as well as a possible way to bridge the gap between theory and practice. However, none of these articles specifically bring theatrical games and the chemistry teaching, thus indicating a lack of academic productions about this topic. Given the absence of materials about the chemistry teaching and theatrical games on the Capes Theses and Dissertations website, this research proposes 3 theatrical games to be applied and discussed in the classroom, in order to build student´s knowledge about interactions intermolecular, state change and enthalpy/heat, in addition to developing important skills for the theatrical environment, such as the perception of space.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Aldeny J. Cardoso - Corrigido.pdf1,83 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons