Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43200

Compartilhe esta página

Título: Uma proposta de jogo teatral para o ensino de Química: a postura do professor em sala de aula e seu duplo, o ator de teatro.
Autor(es): SANTOS, Aldeny José Cardoso dos
Palavras-chave: Educação; Teatro; Ensino de Química; Jogos Teatrais
Data do documento: 23-Dez-2021
Citação: SANTOS, Aldeny José Cardoso dos. Uma proposta de jogo teatral para o ensino de química: a postura do professor em sala de aula e seu duplo, o ator de teatro. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Esta pesquisa busca fazer a aproximação entre o teatro e a educação, refletindo sobre as relações possíveis entre esses dois campos de conhecimento com o intuito de identificar como os jogos teatrais se inter-relacionam com o ensino de química. Nessa perspectiva, este trabalho discute teatro, os jogos teatrais de Viola Spolin e educação; propondo o diálogo destas linguagens principalmente através da ontologia freiriana, discutida por Romão (2010) e das (re)traduções do mundo, debatidas por Melucci (2005). Para fundamentar essas reflexões, foi elaborada uma pesquisa no site de Teses e Dissertações da CAPES, buscando trabalhos produzidos no período de 2011 à 2021 que estejam relacionados com as palavras-chaves: Ensino de Química e Jogos Teatrais. Nesta busca foram encontrados 26 artigos distintos, os quais discutem grupos musicais, ensino de matemática, estudos sobre teatro, ensino de química com atividades lúdicas, a importância do teatro para a formação (profissional e pessoal), e a importância da arte para o ensino de ciências. Entre esses artigos, apenas 6 debatem sobre temáticas que se aproximam do eixo desta pesquisa – o diálogo entre ensino de químico e teatro. Estes 6 artigos, escolhidos para debate por enfatizarem a importância do teatro/jogo teatral para educação, nos trazem tanto a importância do teatro e seus jogos para a formação humana, como para a formação profissional, apresentando os jogos teatrais/teatro como algo mais do que uma forma de se expressar, mas sim um meio de desenvolvimento do diálogo, de emoções, bem como um caminho possível para diminuir a distância entre a teoria e a prática. Todavia, nenhum desses artigos trazem especificamente os jogos teatrais e o ensino de química, apontando assim uma carência de produções acadêmicas sobre essa temática. Visto essa ausência de materiais sobre o ensino de química e os jogos teatrais no site de Teses e Dissertações da Capes, esta pesquisa propõe 3 jogos teatrais para serem aplicados e discutidos em sala de aula, com o intuito de construir o conhecimento dos alunos sobre interações intermoleculares, mudança de estado e entalpia/calor, além de desenvolver habilidades importantes para o meio teatral, como a percepção de espaço.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43200
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Aldeny J. Cardoso - Corrigido.pdf1,83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons