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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Regina Celia Barbosa de-
dc.contributor.authorBARROS, Edilma Edilaene de Sousa-
dc.date.accessioned2022-03-07T16:43:37Z-
dc.date.available2022-03-07T16:43:37Z-
dc.date.issued2019-07-10-
dc.date.submitted2022-03-04-
dc.identifier.citationBARROS, Edilma Edilaene de Sousa. Implicações da problematização no ensino básico para significação de conceitos científicos associados à poluição ambiental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43203-
dc.description.abstractDiante da situação em que vivemos em que contexto social e ambiental se entrelaçam, é de suma importância ações que levem a um despertar para uma consciência ecológica. Desta forma, a Educação Ambiental surge como proposta de construir uma mentalidade baseado em um novo paradigma emancipador, voltada para o exercício da cidadania, adotando costumes, hábitos e atitudes mais saudáveis perante ao Meio Ambiente. Assim, o uso da problematização vem como uma proposta para auxiliar os estudantes na aprendizagem de conceitos científicos. O objetivo desta pesquisa foi analisar as Contribuições do Uso de Atividades Contextualizadas envolvendo a Temática Ambiental com estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental II de uma Escola Pública de Brejo da Madre de Deus-PE. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com coleta de dados a partir de uma entrevista semiestruturada com discentes da escola. Os resultados apontam que a problematização de conceitos científicos a partir da Temática Ambiental contribui para aproximação dos estudantes com os conceitos, chamando-os para responsabilidades de um ambiente saudável. Consequentemente, contribuiu para a sua formação cidadã.pt_BR
dc.format.extent47p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectPoluiçãopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.titleImplicações da problematização no ensino básico para significação de conceitos científicos associados à poluição ambiental.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2662509653188403pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5008755169836379pt_BR
dc.description.abstractxIn the face of the situation in which we live in the social and environmental context intertwine, it is extremely important that actions lead to an awakening to an ecological conscience. In this way, Environmental Education emerges as a proposal to build a mentality based on a new emancipatory paradigm, focused on the exercise of citi-zenship, adopting habits, habits and attitudes that are healthier for the Environment. Thus, the use of problematization comes as a proposal to assist students in learning scientific concepts. The objective of this research was to analyze the Contributions of the Use of Contextualized Activities involving the Environmental Theme with students of the 9th Year of Fundamental Education II of a Public School of Brejo of Madre de Deus-PE. This is a qualitative research with data collection from a semi-structured interview with school students. The results point out that the problematization of sci-entific concepts from the Environmental Thematic contributes to the students' ap-proach to the concepts, calling them to responsibilities of a healthy environment. Consequently, it contributed to its citizenship training.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

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