Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43203

Comparte esta pagina

Título : Implicações da problematização no ensino básico para significação de conceitos científicos associados à poluição ambiental.
Autor : BARROS, Edilma Edilaene de Sousa
Palabras clave : Ciência - Estudo e ensino; Educação ambiental; Poluição; Educação básica
Fecha de publicación : 10-jul-2019
Citación : BARROS, Edilma Edilaene de Sousa. Implicações da problematização no ensino básico para significação de conceitos científicos associados à poluição ambiental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Resumen : Diante da situação em que vivemos em que contexto social e ambiental se entrelaçam, é de suma importância ações que levem a um despertar para uma consciência ecológica. Desta forma, a Educação Ambiental surge como proposta de construir uma mentalidade baseado em um novo paradigma emancipador, voltada para o exercício da cidadania, adotando costumes, hábitos e atitudes mais saudáveis perante ao Meio Ambiente. Assim, o uso da problematização vem como uma proposta para auxiliar os estudantes na aprendizagem de conceitos científicos. O objetivo desta pesquisa foi analisar as Contribuições do Uso de Atividades Contextualizadas envolvendo a Temática Ambiental com estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental II de uma Escola Pública de Brejo da Madre de Deus-PE. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com coleta de dados a partir de uma entrevista semiestruturada com discentes da escola. Os resultados apontam que a problematização de conceitos científicos a partir da Temática Ambiental contribui para aproximação dos estudantes com os conceitos, chamando-os para responsabilidades de um ambiente saudável. Consequentemente, contribuiu para a sua formação cidadã.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43203
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BARROS, Edilma Edilaene de Sousa.pdf458,81 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons