Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43211

Share on

Title: O clique da vigilância: a fotografia como um dispositivo de vigilância e controle nas redes sociais digitais. Estudo de caso sobre a exposição da família Miller no Instagram.
Authors: SILVA JÚNIOR, Sérgio Lucas da
Keywords: Fotografias como recursos de informação; Fotografias; Controle social – Vigilância da população; Redes sociais online; Sociedade da informação
Issue Date: 26-Aug-2021
Citation: SILVA JÚNIOR, Sérgio Lucas da. O clique da vigilância: a fotografia como um dispositivo de vigilância e controle nas redes sociais digitais. Estudo de caso sobre a exposição da família Miller no Instagram. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Este trabalho pretende investigar, no contexto da era digital, como a fotografia se tornou um dispositivo de vigilância distribuída e de controle dos/sobre os indivíduos a partir da produção e do compartilhamento constante de imagens, de modo público, nas mídias sociais. Para compreender essa questão, articulamos os conceitos de sociedade disciplinar (FOUCAULT, 1987), sociedade de controle (DELEUZE, 1992), fotografia e suas transformações ao longo dos séculos, da analógica à digital, (OLIVEIRA, 2006) e fotografia enquanto documento (KOSSOY, 2001), a fim de entender como a fotografia adquire, entre inúmeras funções já atribuídas a ela, o papel potencial de dispositivo de vigilância na era digital. Este estudo faz uso da metodologia qualitativa e das técnicas associadas de pesquisa bibliográfica, estudo de caso e netnografia, tendo como corpus de pesquisa o perfil público da família Miller, residente no subúrbio de Londres, no site de rede social Instagram.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43211
Appears in Collections:(CAA-ND): TCC - Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA JÚNIOR, Sérgio Lucas da.pdf1,94 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons