Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43217

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLARANJEIRA, Jane Maria Gonçalves-
dc.contributor.authorRAIMUNDO, Luís Henrique-
dc.date.accessioned2022-03-07T16:51:18Z-
dc.date.available2022-03-07T16:51:18Z-
dc.date.issued2021-09-02-
dc.date.submitted2022-03-06-
dc.identifier.citationRAIMUNDO, Luís Henrique. Abordagem conceitual da Ligação de Hidrogênio dos discentes de um curso de Química – Licenciatura. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43217-
dc.description.abstractDiante da abundância da água existente no planeta Terra, se faz necessário cada vez mais o avanço em pesquisas que estejam intrinsecamente relacionadas com esta substância. Dessa forma, ao analisa-la através da ciência Química, no nível microscópico, se encontra a presença predominante de uma interação que proporciona a existência da água nos estados sólidos e líquidos, denominada como ligação de hidrogênio. Esta interação é abordada nos níveis de Ensino Básico e Superior, porém com perspectivas diferenciadas considerando o nível de cada ensino. No Ensino Superior a ciência Química é repleta de modelos conceituais que servem como base para compreensão dos processos que a integra, essa afirmação se adequa ao modelo de ligação de hidrogênio, visto que o mesmo explica a ligação entre as moléculas de água, substância presente em variados processos químicos e em fenômenos naturais que possibilitam a vida em nosso planeta tal qual conhecemos. Então, considerando essa discussão, este trabalho possui como objetivo analisar as interpretações conceituais sobre a ligação de hidrogênio dos discentes ingressantes e do oitavo período de um curso de formação docente em Química, sendo subsidiado pela identificação das interpretações dos discentes ingressantes e do oitavo (8º) período do referido curso e a descrição comparativa de convergências e divergências existentes nas produções desses dois grupos destacados. Então, realizou-se uma revisão literária a fim de auxiliar na discussão das informações obtidas, abordando-se as interações intramoleculares (Ligação Iônica, Covalente e Metálica) e as interações intermoleculares (Interações de Van Der Waals, incluindo a ligação de hidrogênio); o processo de ensino e aprendizagem das interações intermoleculares nos níveis de Ensino Básico e Superior; os processos cognitivos e metacognitivos na apropriação desse conceito e suas implicações, destacando as suas interferências no processo autônomo de aprendizagem do estudante; e por fim, a conceituação da ligação de hidrogênio segundo publicações científicas e referenciais bibliográficos da Química Inorgânica, mencionando definições de alguns cientistas como: Linus Pauling e a IUPAC uma comissão que engloba a pesquisa de diversos cientistas. Em seguida, ocorreu a coleta de dados desempenhada através da aplicação de um questionário semiestruturado para os dois grupos determinados na pesquisa, composto por diversas questões, onde uma destas solicitava aos discentes a sua definição acerca da ligação de hidrogênio. Com as respostas dessa questão discursiva realizou-se a análise de conteúdo, identificando em cada definição as suas proximidades com o conceito da IUPAC, categorizando as respostas como “correta”, “parcialmente correta” e “incorreta”. Em relação aos discentes ingressantes, as interpretações conceituais foram equivocadas e sem aprofundamentos científicos, enquanto que em algumas respostas dos discentes do oitavo período foram identificados diversos aspectos que aproximaram as interpretações do conceito da IUPAC. Portanto, demonstrando que durante a graduação, no curso de formação docente em Química, ocorre uma abordagem conceitual de ligação química que permite aprimorar, mesmo que em alguns casos parcialmente, o conhecimento dos discentes, porém alguns aspectos devem ser mais discutidos no processo de ensino e aprendizagem do conceito de ligação de hidrogênio.pt_BR
dc.format.extent95p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLigação de hidrogêniopt_BR
dc.subjectMoléculas – Ligações químicaspt_BR
dc.subjectQuímica da águapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleAbordagem conceitual da Ligação de Hidrogênio dos discentes de um curso de Química – Licenciatura.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2951019924964496pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7622735302655317pt_BR
dc.description.abstractxGiven the abundance of water on planet Earth, it is increasingly necessary to advance research that is intrinsically related to this substance. Thus, when analyzing it through the science of chemistry, at the microscopic level, we find the predominant presence of an interaction that provides the existence of water in solid and liquid states called hydrogen bonding. This interaction is addressed in Elementary and College Education levels, but with different perspectives considering the level of each education. In College, chemistry science is full of conceptual models that serve as a basis for understanding the processes that it integrates. This statement fits the hydrogen bond model since it explains the connection between water molecules, a substance present in several chemical processes, and natural phenomena that allow life on our planet as we know it. Therefore considering this discussion, this work aims to identify and analyze the conceptual interpretations of hydrogen bonding of students in the beginning and the eighth period of a teacher training course in chemistry, being subsidized by the identification of the interpretations of students in the beginning and the eighth (8th) period of the course and the comparative description of convergences and divergences in the productions of these two highlighted groups. Then, a literature review was carried out to assist in the discussion of the information obtained, addressing the intramolecular interactions (Ionic, Covalent, and Metallic bond) and the intermolecular interactions (Van Der Waals interactions, including hydrogen bond); the teaching and learning process of intermolecular interactions in the Basic and College Education levels; the cognitive and metacognitive processes in the appropriation of this concept and their implications, highlighting their interferences in the autonomous learning process of the student; and finally, the conceptualization of hydrogen bonding according to scientific publications and bibliographic references of Inorganic Chemistry, mentioning definitions by some scientists such as Linus Pauling and IUPAC a commission that encompasses the research of several scientists. Aftherwards, data collection occurred through the application of a semi-structured questionnaire for the two groups determined in the research, composed of several questions, where one of them asked the students their definition of hydrogen bonding. With the answers to this discursive question, a content analysis was performed, identifying in each definition its proximity to the IUPAC concept, categorizing the answers as "correct," "partially correct," and "incorrect. Concerning the beginning students, the conceptual interpretations were erroneous and without scientific deepening, while in some answers of the eighth period students several aspects were identified that brought the interpretations closer to the IUPAC concept. Therefore, demonstrating that during the undergraduate course in the course of teacher training in chemistry, a conceptual approach to chemical bonding occurs that allows improvement, even if in some cases partially, the knowledge of the students, but some aspects should be discussed further in the process of teaching and learning the concept of hydrogen bonding.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0228-4521pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RAIMUNDO, Luís Henrique.pdf934,93 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons