Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43217
Compartilhe esta página
Título: | Abordagem conceitual da Ligação de Hidrogênio dos discentes de um curso de Química – Licenciatura. |
Autor(es): | RAIMUNDO, Luís Henrique |
Palavras-chave: | Ligação de hidrogênio; Moléculas – Ligações químicas; Química da água; Ensino superior |
Data do documento: | 2-Set-2021 |
Citação: | RAIMUNDO, Luís Henrique. Abordagem conceitual da Ligação de Hidrogênio dos discentes de um curso de Química – Licenciatura. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Abstract: | Diante da abundância da água existente no planeta Terra, se faz necessário cada vez mais o avanço em pesquisas que estejam intrinsecamente relacionadas com esta substância. Dessa forma, ao analisa-la através da ciência Química, no nível microscópico, se encontra a presença predominante de uma interação que proporciona a existência da água nos estados sólidos e líquidos, denominada como ligação de hidrogênio. Esta interação é abordada nos níveis de Ensino Básico e Superior, porém com perspectivas diferenciadas considerando o nível de cada ensino. No Ensino Superior a ciência Química é repleta de modelos conceituais que servem como base para compreensão dos processos que a integra, essa afirmação se adequa ao modelo de ligação de hidrogênio, visto que o mesmo explica a ligação entre as moléculas de água, substância presente em variados processos químicos e em fenômenos naturais que possibilitam a vida em nosso planeta tal qual conhecemos. Então, considerando essa discussão, este trabalho possui como objetivo analisar as interpretações conceituais sobre a ligação de hidrogênio dos discentes ingressantes e do oitavo período de um curso de formação docente em Química, sendo subsidiado pela identificação das interpretações dos discentes ingressantes e do oitavo (8º) período do referido curso e a descrição comparativa de convergências e divergências existentes nas produções desses dois grupos destacados. Então, realizou-se uma revisão literária a fim de auxiliar na discussão das informações obtidas, abordando-se as interações intramoleculares (Ligação Iônica, Covalente e Metálica) e as interações intermoleculares (Interações de Van Der Waals, incluindo a ligação de hidrogênio); o processo de ensino e aprendizagem das interações intermoleculares nos níveis de Ensino Básico e Superior; os processos cognitivos e metacognitivos na apropriação desse conceito e suas implicações, destacando as suas interferências no processo autônomo de aprendizagem do estudante; e por fim, a conceituação da ligação de hidrogênio segundo publicações científicas e referenciais bibliográficos da Química Inorgânica, mencionando definições de alguns cientistas como: Linus Pauling e a IUPAC uma comissão que engloba a pesquisa de diversos cientistas. Em seguida, ocorreu a coleta de dados desempenhada através da aplicação de um questionário semiestruturado para os dois grupos determinados na pesquisa, composto por diversas questões, onde uma destas solicitava aos discentes a sua definição acerca da ligação de hidrogênio. Com as respostas dessa questão discursiva realizou-se a análise de conteúdo, identificando em cada definição as suas proximidades com o conceito da IUPAC, categorizando as respostas como “correta”, “parcialmente correta” e “incorreta”. Em relação aos discentes ingressantes, as interpretações conceituais foram equivocadas e sem aprofundamentos científicos, enquanto que em algumas respostas dos discentes do oitavo período foram identificados diversos aspectos que aproximaram as interpretações do conceito da IUPAC. Portanto, demonstrando que durante a graduação, no curso de formação docente em Química, ocorre uma abordagem conceitual de ligação química que permite aprimorar, mesmo que em alguns casos parcialmente, o conhecimento dos discentes, porém alguns aspectos devem ser mais discutidos no processo de ensino e aprendizagem do conceito de ligação de hidrogênio. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43217 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RAIMUNDO, Luís Henrique.pdf | 934,93 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons