Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43224

Comparte esta pagina

Título : Um estudo da prática docente dos professores egressos do Pibid química um curso de formação docente em química no agreste de Pernambuco.
Autor : GOMES, Emília de Oliveira
Palabras clave : Química - Estudo e ensino; Professores - Formação; Prática de ensino; Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Fecha de publicación : 8-jul-2019
Citación : GOMES, Emília de Oliveira. Um estudo da prática docente dos professores egressos do Pibid química um curso de formação docente em química no agreste de Pernambuco. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Resumen : A formação de Professores é um processo contínuo e ocorre a partir da transformação da realidade. Desenvolvendo ações que possam mudar o cenário da educação profissional. Visto que o professor é um sujeito ativo no processo de construção do conhecimento, assim, deve-se levar em consideração a sua qualificação para o trabalho. A pesquisa analisou como a vivência no Programa de Iniciação à Docência – Pibid – contribuiu para a ressignificação da prática docente dos egressos de um curso de Química- Licenciatura no Agreste de Pernambuco. A coleta dados ocorreu a partir de questionário aberto, pois não expõe os pesquisados à influência das opiniões. O critério de inclusão da escolha dos sujeitos da pesquisa consistiu de: 11 egressos do Pibid de um Curso de Química-Licenciatura do Agreste de Pernambuco. A escolha dos membros desta pesquisa teve como base o pressuposto que a Formação Inicial de Professores pode ser melhor estruturada a partir de vivências em programas, como por exemplo, o Pibid. A análise dos questionários evidenciou que o Pibid tem influenciado de forma positiva na prática docente dos egressos do curso de Química. Visto que, a partir do contato com a realidade escolar, lhe é oportunizado conhecer as interações docente-estudante; estudante-estudante, como também a organização e gerência de uma escola. Consequentemente, tem contribuído para a valorização do magistério. Elevando a qualidade da formação inicial de professores, além de promover a integração entre educação superior e educação básica. Por fim, inserindo os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43224
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GOMES, Emília de Oliveira.pdf817,16 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons