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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43225
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Título: | O uso do movimento CTS como forma de facilitar o processo de ensino e aprendizagem por meio da temática protetores solares em um curso de química licenciatura. |
Autor(es): | LUCÊNA, Maria Rafaella Pessoa de |
Palavras-chave: | Química - Estudo e ensino; Ciência; Tecnologia; Professores - Formação; Radiação solar; Protetor solar |
Data do documento: | 15-Jan-2019 |
Citação: | LUCÊNA, Maria Rafaella Pessoa de. O uso do movimento CTS como forma de facilitar o processo de ensino e aprendizagem por meio da temática protetores solares em um curso de química licenciatura. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Abstract: | A presente pesquisa teve como finalidade verificar como a abordagem CTS correlacionada com a temática protetor solar poderia levar a uma melhoria na aprendizagem dos discentes de um curso de formação docente, em relação aos conteúdos de química. Desta forma, buscou-se uma maneira de incluir os termos presentes na abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), na visão que os alunos têm acerca de conteúdos de química, para que deste modo, eles pudessem ter a percepção de que há química no cotidiano, muito mais do que se imagina. Assim, os participantes desta pesquisa foram os discentes do curso de Química-Licenciatura na Universidade Federal de Pernambuco, CAA. Situada na cidade de Caruaru-PE. A fim de alcançar os objetivos estabelecidos no trabalho, foi aplicado um questionário prévio para sondar os conhecimentos dos discentes em relação à temática. Posteriormente, foi realizada uma oficina, na qual houve uma palestra sobre sistemas de proteção solar, uma situação problema relacionada ao tema, e um experimento para testar alguns filtros solares, e por fim, foi aplicado um questionário posterior a abordagem. As análises dos resultados destas intervenções mostraram que uso da abordagem CTS na temática em questão teve uma contribuição satisfatória para o processo de ensino e aprendizagem. Visto que, no questionário prévio, os discentes tiveram dificuldades em responder perguntas relacionadas ao tema, mas no questionário posterior, após a intervenção, as respostas dadas foram mais satisfatória, tendo em vista que os discentes, conseguiram relacionar conteúdos de química com o tema proposto. Isto demonstra que ensinar de uma forma contextualizada promove nos estudantes um maior interesse e engajamento em relação aos conteúdos abordados, melhorando assim, o entendimento. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43225 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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