Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43230
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, João Roberto Ratis Tenório da | - |
dc.contributor.author | MENESES, Alvanires Franksuellen Galdino de | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-08T14:21:23Z | - |
dc.date.available | 2022-03-08T14:21:23Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-01 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-07 | - |
dc.identifier.citation | MENESES, Alvanires Franksuellen Galdino de. Análise da percepção de professores de química do PIBID e residência pedagógica do agreste pernambucano sobre as relações CTSA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43230 | - |
dc.description.abstract | Sabe-se que hoje em dia ocorrem mudanças constantes no modo de ensinar as ciências. E com a frequência dessas mudanças é necessário que busquemos métodos que contextualizem o ensino, neste caso da ciência química, que permita ao aluno conhecer e se interessar pela disciplina. Este trabalho propõe uma análise de como os professores inserem ou não a abordagem CTSA. Através de um questionário e posteriormente uma entrevista com professores de quí- mica das escolas participantes dos programas Pibid e Residência Pedagógica da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Acadêmico do Agreste objetivando identificar, quantificar e qualificar através das suas repostas, a consciência dos professores sobre ensinar química numa perspectiva CTSA. Teve como participantes 8 professores de Química do Ensino Médio da rede Estadual de ensino, apresentando fundamentos apropriados para este trabalho expondo a relevância do movimento CTSA no ensino e aprendizagem de química, como também alguns conceitos fundamentais para o conhecimento da temática que foi abordada, o ensino de química numa perspectiva CTSA. Considerada uma pesquisa qualitativa, quantitativa e exploratória. Os dados foram coletados a partir das respostas dos professores ao questionário e as áudio-grava- ções das entrevistas. Durante toda etapa do questionário, pôde-se perceber que de fato o conhecimento sobre a perspectiva é limitado em alguns casos e nos demais a inserção da abordagem já é uma realidade. Sua análise foi feita a partir de uma categorização das respostas dadas e pela fala dos professores, utilizando métodos que foram sugeridos ao final do trabalho, para os professores com intenção de ajudar para que possa obter um ensino de química com abordagem CTSA mais efetivo e que busque instigar os alunos. | pt_BR |
dc.format.extent | 58p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Ciência | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) | pt_BR |
dc.title | Análise da percepção de professores de química do PIBID e residência pedagógica do agreste pernambucano sobre as relações CTSA. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2659442558566241 | pt_BR |
dc.description.abstractx | It is known that there are constant changes in the way of teaching science today. And with the frequency of these changes it is necessary that we search for methods that contextualize the teaching, in this case of the chemical science, that allows the student to know and to be interested in the discipline. This work proposes an analysis of how teachers insert the CTSA approach or not. Through a questionnaire and later an interview with chemistry teachers of the participating schools of the Pibid and Pedagogical Residency programs of the Federal University of Pernambuco, Agreste Academic Campus aiming to identify, quantify and qualify through their answers, teachers' awareness about teaching chemistry in a CTSA perspective. It was attended by 8 professors of High School Chemistry of the State School of Education, presenting appropriate foundations for this work exposing the relevance of the CTSA movement in teaching and learning of chemistry, as well as some fundamental concepts for the knowledge of the subject that was approached, the teaching of chemistry from a CTSA perspective. Considered a qualitative, quantitative and exploratory research. Data were collected from the teachers' responses to the questionnaire and the audio-taped interviews. During each stage of the questionnaire, it was realized that in fact the knowledge about the perspective is limited in some cases and in others the insertion of the approach is already a reality. Their analysis was based on a categorization of the responses given and the teachers' speech, using methods that were suggested at the end of the work, for teachers with the intention of helping to obtain a more effective CTSA approach to chemistry teaching and seek to instigate students. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MENESES, Alvanires Franksuellen Galdino de.pdf | 551,3 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons