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Título : Contextualização do ensino de química a partir da leitura e interpretação de rótulos de alimentos.
Autor : MACÊDO, Fernanda Mendes de
Palabras clave : Química – Estudo e Ensino; Rótulos – Embalagens; Rótulos - Alimentos; Nutrição - Tabelas
Fecha de publicación : 23-abr-2021
Citación : MACÊDO, Fernanda Mendes de. Contextualização do ensino de química a partir da leitura e interpretação de rótulos de alimentos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Resumen : O presente trabalho tem como objetivo obordar de forma contextualizada conceitos de Química a partir da utilização de rótulos de alimentos ultraprocessados presentes no cotidiano do estudante, como uma medologia alternativa e diferenciada para auxiliar na aprendizagem . Assim, foram utilizados tabelas nutricionais presentes dos rótulos, fim de norteá-los e incentivá-los a fazer escolhas mais saudáveis para sua alimentação. Além disso, utilizar rótulos de alimentos é uma forma eficaz de correlacionar o ensino de química com a alimentação, dando sentido ao conteúdo de química que está sendo estudado, visto que grande parte dos estudantes afirmam não compreenderem e não utilizarem a química no seu cotidiano. Em vista disso, a pesquisa procurou explorar os principais nutrientes que estão presentes em nossa alimentação, dentre eles: Carboidratos, Lipídeos e Proteínas. Dessa forma, a metodologia empregada consistiu-se na aplicação de pré-questionário, intervenção, pós-questionário, construção de panfletos e relatos de experiências feita pelos estudantes. A análise dos resultados foi feita com base em Bardin, a partir das falas dos participantes e do material elaborado pelos alunos. Deste modo, os resultados obtidos mostraram que a pesquisa teve pontos positivos e contribuiu na formação destes estudantes, quando promoveu a compreensão dos rótulos alimentares e como os nutrientes presentes em cada alimento podem contribuir para a melhoria de sua saúde e qualidade de vida. De modo semelhante, permitiu correlacionar os conteúdo de química com os principais grupos nutricionais, dando agora ao que está sendo ensinado um novo significado para o estudante, favorecendo a aprendizagem de Química, além de promover interesse e a curiosidade nos estudantes.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43238
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

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