Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43238
Comparte esta pagina
Título : | Contextualização do ensino de química a partir da leitura e interpretação de rótulos de alimentos. |
Autor : | MACÊDO, Fernanda Mendes de |
Palabras clave : | Química – Estudo e Ensino; Rótulos – Embalagens; Rótulos - Alimentos; Nutrição - Tabelas |
Fecha de publicación : | 23-abr-2021 |
Citación : | MACÊDO, Fernanda Mendes de. Contextualização do ensino de química a partir da leitura e interpretação de rótulos de alimentos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Resumen : | O presente trabalho tem como objetivo obordar de forma contextualizada conceitos de Química a partir da utilização de rótulos de alimentos ultraprocessados presentes no cotidiano do estudante, como uma medologia alternativa e diferenciada para auxiliar na aprendizagem . Assim, foram utilizados tabelas nutricionais presentes dos rótulos, fim de norteá-los e incentivá-los a fazer escolhas mais saudáveis para sua alimentação. Além disso, utilizar rótulos de alimentos é uma forma eficaz de correlacionar o ensino de química com a alimentação, dando sentido ao conteúdo de química que está sendo estudado, visto que grande parte dos estudantes afirmam não compreenderem e não utilizarem a química no seu cotidiano. Em vista disso, a pesquisa procurou explorar os principais nutrientes que estão presentes em nossa alimentação, dentre eles: Carboidratos, Lipídeos e Proteínas. Dessa forma, a metodologia empregada consistiu-se na aplicação de pré-questionário, intervenção, pós-questionário, construção de panfletos e relatos de experiências feita pelos estudantes. A análise dos resultados foi feita com base em Bardin, a partir das falas dos participantes e do material elaborado pelos alunos. Deste modo, os resultados obtidos mostraram que a pesquisa teve pontos positivos e contribuiu na formação destes estudantes, quando promoveu a compreensão dos rótulos alimentares e como os nutrientes presentes em cada alimento podem contribuir para a melhoria de sua saúde e qualidade de vida. De modo semelhante, permitiu correlacionar os conteúdo de química com os principais grupos nutricionais, dando agora ao que está sendo ensinado um novo significado para o estudante, favorecendo a aprendizagem de Química, além de promover interesse e a curiosidade nos estudantes. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43238 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MACÊDO, Fernanda Mendes de.pdf | 1,94 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons