Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43259

Compartilhe esta página

Título: Experimentação investigativa: o ensino de conceitos químicos a partir de estudos de degradação das antocianinas presentes no fruto da Palma de Espinhos (Opuntia dillenii haw).
Autor(es): SILVA, Edson Ednaldo da
Palavras-chave: Química – Estudo e ensino; Aprendizagem baseada na inquirição; Compostos orgânicos; Antocianinas
Data do documento: 5-Mai-2021
Citação: SILVA, Edson Ednaldo da. Experimentação investigativa: o ensino de conceitos químicos a partir de estudos de degradação das antocianinas presentes no fruto da Palma de Espinhos (Opuntia dillenii haw). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Diante da escassez do uso de metodologias que valorizem a investigação como ferramenta para o ensino de conceitos químicos, sobretudo nas disciplinas de laboratório, este trabalho apresenta uma análise sobre como um experimento investigativo pode auxiliar na compreensão de determinados conceitos químicos. Para tanto, foi desenvolvido, como objetivo do estudo, um experimento investigativo com base no estudo da degradação das antocianinas, a partir dos extratos do fruto da Palma de Espinhos (Opuntia dillenii haw), procurando avaliar como o experimento pode auxiliar na compreensão dos conceitos relacionados aos processos de degradação de compostos orgânicos. Assim sendo, uma sequência de ensino por investigação foi elaborada e aplicada com três discentes do 9º período do curso de Química – Licenciatura do Campus do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Os resultados obtidos foram analisados com base nas proposições de Carvalho quanto aos elementos e potencialidades do Ensino por Investigação e nas proposições de Piaget de como ocorre o processo de aprendizagem. Os resultados, apontam para um bom potencial da atividade aplicada, uma vez que, colabora com os conceitos abordados por Piaget. Sendo claro a presença de situações em que são evidentes a manifestação de processos cognitivos, como a assimilação, adaptação e reequilibração. Aliado a isso, a atividade proposta consegue contemplar um grau de liberdade pelo menos igual a três como proposto por Carvalho. O que pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades críticas e/ou argumentativas acerca de diversos conceitos, sendo de destaque os conceitos físico-químicos, associados à degradação de compostos orgânicos. No entanto, é necessário ressaltar o cuidado que deve existir por parte do aplicador e/ou uma maior familiaridade do uso de tal metodologia por parte dos participantes; para que, assim, os resultados sejam efetivos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43259
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Edson Ednaldo da.pdf644,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons