Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43269
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Ana Paula Freitas da | - |
dc.contributor.author | SILVA NETA, Maria do Carmo Oliveira da | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-08T22:07:01Z | - |
dc.date.available | 2022-03-08T22:07:01Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-24 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-08 | - |
dc.identifier.citation | SILVA NETA, Maria do Carmo Oliveira da. Elaboração de jogos didáticos como estratégia para o ensino das funções orgânicas, a partir da temática de feromônios. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43269 | - |
dc.description.abstract | A metodologia clássica de ensino apresenta o conhecimento como um conjunto de dados a serem transmitidos, onde os estudantes são tratados como simples recipientes, cuja a função é memorizar os conteúdos. Como estratégia para reverter essa situação, é necessário estimular e motivar o discente para que a aprendizagem ocorra para além da memorização e da pura repetição mecânica de exercícios, promovendo assim a apropriação do conhecimento. Sendo assim, é importante trabalhar com metodologias que favoreçam a aprendizagem significativa que possibilitem uma relação, entre os conteúdos a serem estudados e o cotidiano dos alunos, desta forma pode-se trabalhar uma abordagem mais contextualizada. Estratégias contextualizadas como debate argumentativo não estruturado e uso de jogos didáticos, juntamente com temas geradores vêm sendo amplamente utilizadas no ensino de química, como forma de dinamizar a sala de aula. Diante deste cenário, o presente trabalho teve por objetivo auxiliar na consolidação (da aprendizagem) do conteúdo de funções orgânicas, a partir da temática de feromônios, utilizando a construção de jogos didáticos como ferramenta auxiliar ao processo. O trabalho consistiu em uma pesquisa do tipo qualitativo e foi dividida em quatro etapas: 1. Aplicação de pré-questionário sobre feromônios e funções orgânicas; 2. Debate argumentativo não estruturado; 3. Construção dos jogos didáticos pelos alunos e 4. Aplicação do pós-questionário. Os resultados preliminares demonstraram que a maioria dos alunos não tinha conhecimento prévio sobre a temática de feromônios e não conseguiram relacionar esse conteúdo com as funções orgânicas. Durante o debate argumentativo semiestruturado, os discentes começaram a discutir o conteúdo de feromônios e suas aplicações, bem como relacioná-los com as funções orgânicas. Finalizada esta etapa, os grupos deram início a construção dos jogos didáticos e ao final apresentaram os seguintes jogos: memória, amarelinha, bingo e perguntas, que foram analisados/validados com base nos critérios de Novak e Souza (2008) e Neto et al. (2016). Na última etapa, após aplicação do questionário pode-se perceber que os alunos conseguiram consolidar (a aprendizagem) o conteúdo de funções a partir da temática de feromônios. Outro ponto relevante foi o fato da turma, após avaliação da metodologia aplicada, informar que conseguiram fazer novas correlações entre feromônios e funções orgânicas, além de se sentiram mais estimulados para buscar outros conteúdos de química; bem como participarem de forma mais ativa durante as discussões propostas. Deste modo, pode-se dizer que o uso de jogos didáticos pode auxiliar o processo de consolidação/aprendizagem desde que seja escolhida uma temática interessante e contextualizada que permitam ao aluno perceber a importância deste conteúdo na resolução de problemas do seu cotidiano. | pt_BR |
dc.format.extent | 79p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Química orgânica | pt_BR |
dc.subject | Feromonas | pt_BR |
dc.title | Elaboração de jogos didáticos como estratégia para o ensino das funções orgânicas, a partir da temática de feromônios. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0271991971576860 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0586155716656555 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The classical teaching methodology presents knowledge as a set of data to be transmitted, where students are treated as simple containers, whose function is to memorize the contents. As a strategy to reverse this situation, it is necessary to stimulate and motivate the student so that learning occurs beyond memorization and the sheer mechanical repetition of exercises, thus promoting the appropriation of knowledge. Thus, it is important to work with methodologies that favor the meaningful learning that allows a relationship, between the contents to be studied and the daily life of the students, in this way a more contextualized approach can be worked. Strategies contextualized As an unstructured argumentative debate and the use of didactic games, together with generating themes have been widely used in teaching chemistry, as a way to streamline the classroom. In view of this scenario, the present study aimed to assist in the consolidation (of learning) of the content of organic functions, from the theme of pheromones, using the construction of didactic games as an auxiliary tool to the process. The study consisted of a qualitative research and was divided into four phases: 1. Application of pre-questionnaire on pheromones and organic functions; 2. unstructured argumentative Debate; 3. Construction of didactic games by students and 4. Post-questionnaire application. The preliminary results showed that most students had no prior knowledge about pheromones and were unable to relate this content to organic functions. During the semi-structured argumentative debate, the students began discussing the content of pheromones and their applications, as well as relating them to organic functions. After this phase, the groups started the construction of the didactic games and at the end presented the following games: memory, Yellowtail, bingo and questions, which were analyzed/validated based on the criteria of Novak and Souza (2008) and Neto et al. (2016). In the last stage, after applying the questionnaire, it can be perceived that the students were able to consolidate (learning) the content of functions from the theme of pheromones. Another relevant point was the fact that the class, after evaluating the applied methodology, reported that they were able to make new correlations between pheromones and organic functions, and they felt more stimulated to search for other chemistry contents; and participate in a more active manner during the proposed discussions. Thus, it can be said that the use of didactic games can help the process of consolidation/learning provided that an interesting and contextualized theme is chosen that allows the student to perceive the importance of this content in the resolution of Problems of their daily lives. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA NETA, Maria do Carmo Oliveira da.pdf | 2,31 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons