Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43269

Compartilhe esta página

Título: Elaboração de jogos didáticos como estratégia para o ensino das funções orgânicas, a partir da temática de feromônios.
Autor(es): SILVA NETA, Maria do Carmo Oliveira da
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino; Jogos educativos; Química orgânica; Feromonas
Data do documento: 24-Mai-2019
Citação: SILVA NETA, Maria do Carmo Oliveira da. Elaboração de jogos didáticos como estratégia para o ensino das funções orgânicas, a partir da temática de feromônios. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: A metodologia clássica de ensino apresenta o conhecimento como um conjunto de dados a serem transmitidos, onde os estudantes são tratados como simples recipientes, cuja a função é memorizar os conteúdos. Como estratégia para reverter essa situação, é necessário estimular e motivar o discente para que a aprendizagem ocorra para além da memorização e da pura repetição mecânica de exercícios, promovendo assim a apropriação do conhecimento. Sendo assim, é importante trabalhar com metodologias que favoreçam a aprendizagem significativa que possibilitem uma relação, entre os conteúdos a serem estudados e o cotidiano dos alunos, desta forma pode-se trabalhar uma abordagem mais contextualizada. Estratégias contextualizadas como debate argumentativo não estruturado e uso de jogos didáticos, juntamente com temas geradores vêm sendo amplamente utilizadas no ensino de química, como forma de dinamizar a sala de aula. Diante deste cenário, o presente trabalho teve por objetivo auxiliar na consolidação (da aprendizagem) do conteúdo de funções orgânicas, a partir da temática de feromônios, utilizando a construção de jogos didáticos como ferramenta auxiliar ao processo. O trabalho consistiu em uma pesquisa do tipo qualitativo e foi dividida em quatro etapas: 1. Aplicação de pré-questionário sobre feromônios e funções orgânicas; 2. Debate argumentativo não estruturado; 3. Construção dos jogos didáticos pelos alunos e 4. Aplicação do pós-questionário. Os resultados preliminares demonstraram que a maioria dos alunos não tinha conhecimento prévio sobre a temática de feromônios e não conseguiram relacionar esse conteúdo com as funções orgânicas. Durante o debate argumentativo semiestruturado, os discentes começaram a discutir o conteúdo de feromônios e suas aplicações, bem como relacioná-los com as funções orgânicas. Finalizada esta etapa, os grupos deram início a construção dos jogos didáticos e ao final apresentaram os seguintes jogos: memória, amarelinha, bingo e perguntas, que foram analisados/validados com base nos critérios de Novak e Souza (2008) e Neto et al. (2016). Na última etapa, após aplicação do questionário pode-se perceber que os alunos conseguiram consolidar (a aprendizagem) o conteúdo de funções a partir da temática de feromônios. Outro ponto relevante foi o fato da turma, após avaliação da metodologia aplicada, informar que conseguiram fazer novas correlações entre feromônios e funções orgânicas, além de se sentiram mais estimulados para buscar outros conteúdos de química; bem como participarem de forma mais ativa durante as discussões propostas. Deste modo, pode-se dizer que o uso de jogos didáticos pode auxiliar o processo de consolidação/aprendizagem desde que seja escolhida uma temática interessante e contextualizada que permitam ao aluno perceber a importância deste conteúdo na resolução de problemas do seu cotidiano.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43269
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA NETA, Maria do Carmo Oliveira da.pdf2,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons