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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43286
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Título : | Trilha Orgânica: o jogo como estratégia para o ensino de nomenclaturas e funções orgânicas no ensino médio. |
Autor : | SILVA, Franciele da |
Palabras clave : | Química - Estudo e ensino; Química orgânica; Compostos orgânicos; Jogos educativos |
Fecha de publicación : | 1-jul-2019 |
Citación : | SILVA, Franciele da. Trilha Orgânica: o jogo como estratégia para o ensino de nomenclaturas e funções orgânicas no ensino médio. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Resumen : | O ensino de Química tem se tornado cada vez mais desafiador para alunos e professores, e como consequência cada vez mais estudos sobre metodologias de ensino vêm sendo feitos pelos pesquisadores na área. Um exemplo disso é o uso do lúdico em sala de aula, em especial os jogos didáticos. Estudos direcionados ao uso de jogos e atividades lúdicas têm se mostrado uma estratégia eficaz no processo de ensino e aprendizagem. Assim, os jogos didáticos são um recurso importante para o ensino, sendo uma metodologia alternativa valiosa para o professor, facilitando também a compreensão de determinados conceitos por parte dos estudantes, auxiliando no processo de aprendizagem. Constitui um atrativo para o aluno, despertando sua curiosidade e seu senso crítico, tendo como consequência bons resultados para o seu aprendizado. Considerando o ensino de química orgânica, uma das áreas mais exploradas no Ensino Médio são as nomenclaturas das diversas funções orgânicas. Muito do processo vivenciado pelos estudantes envolvem o chamado ensino tradicional, que consiste, muitas vezes em memorização dos conteúdos. Pensando nisso, o objetivo deste trabalho foi desenvolver e aplicar um jogo para uma turma do Ensino Médio, envolvendo o conteúdo de nomenclatura da função hidrocarboneto. O jogo, nomeado como Trilha Orgânica, foi aplicado em uma turma de 27 alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola do município de Lajedo no primeiro semestre desse ano. Para se ter a percepção do entendimento dos alunos em relação ao jogo, dois questionários foram aplicados aos estudantes, sendo um objetivo (em escala de Likert) e outro subjetivo, ambos baseados no modelo que avaliava a motivação, a experiência do usuário e a aprendizagem, após o jogo. De modo geral, a avaliação dos estudantes foi bem positiva para o jogo, mostrando que sempre é interessante o uso de uma metodologia diferenciada para despertar a atenção dos alunos, e consequentemente proporcionar melhor entendimento do assunto. Este fato também foi observado pela professora da disciplina, que destacou o despertar do interesse promovido e pela discussão sobre o conteúdo que envolveu todos os grupos participantes. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43286 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
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