Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43292

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorANJOS, José Ayron Lira dos-
dc.contributor.authorSILVA, João Batista da-
dc.date.accessioned2022-03-09T18:33:42Z-
dc.date.available2022-03-09T18:33:42Z-
dc.date.issued2019-07-02-
dc.date.submitted2022-03-09-
dc.identifier.citationSILVA, João Batista da. Refletindo as estratégias metacognitivas na resolução de um estudo de caso envolvendo o tema toxicidade: quais contribuições à alfabetização científica de alunos da educação básica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43292-
dc.description.abstractEsse trabalho buscou analisar por meio de um estudo de caso de que forma se dá a reflexão sobre os pensamentos dos estudantes ao discutir uma situação cotidiana envolvendo a temática “Plantas Regionais e sua Toxicidade” e como tais discussões podem favorecer o desenvolvimento da alfabetização científica em estudantes do ensino médio. Para tal, a sequência didática proposta envolveu os estudantes na solução de um caso e, posteriormente, realizamos um debate argumentativo contrapondo as ideias expostas pelos colegas. A partir das soluções, argumentos e justificativas foi possível analisar o nível de alfabetização científica dos estudantes a partir da taxonomia de Bloom e sua evolução no decorrer das atividades propostas. Como resultado, podemos afirmar que diante do processor argumentativo houve uma mudança significativa nos níveis de alfabetização em comparação com as respostas dadas antes do momento reflexivo. A mudança foi caracterizada a partir da argumentação. Para mais, o estudo de caso apresentou-se como uma metodologia fundamental no processo de construção do conhecimento dos estudantes, pois fez com que eles saíssem da própria zona de conforto para um estado onde eram confrontados pelas ideias de seus colegas para a partir disso, resolver o problema.pt_BR
dc.format.extent42p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMétodo de estudo de casospt_BR
dc.subjectMetacogniçãopt_BR
dc.titleRefletindo as estratégias metacognitivas na resolução de um estudo de caso envolvendo o tema toxicidade: quais contribuições à alfabetização científica de alunos da educação básica.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4904671337447452pt_BR
dc.description.abstractxThis work sought to analyze through a case study of how the reflection on the students ' thoughts is discussed when discussing a daily situation involving the theme "Regional plants and their toxicity" and how such discussions can favor the Development of scientific literacy in high school students. To this end, the proposed didactic sequence involved the students in the so-lution of a case and, subsequently, we held an argumentative debate opposing the ideas exposed by the colleagues. From the solutions, arguments and justifications it was possible to analyze the level of scientific literacy of students from Bloom's taxonomy and their evolution during the proposed activities. As a result, we can affirm that before the argumentative processor there was a significant change in literacy levels compared to the answers given before the reflective moment. The change was characterized from the argumentation. Further, the case study presented itself as a fundamental methodology in the process of constructing the knowledge of students, because it caused them to leave their own comfort zone for a state where they were confronted by the ideas of their colleagues for the From this, solve the problem.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, João Batista da.pdf695,16 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons