Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43292
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ANJOS, José Ayron Lira dos | - |
dc.contributor.author | SILVA, João Batista da | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-09T18:33:42Z | - |
dc.date.available | 2022-03-09T18:33:42Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-02 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-09 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, João Batista da. Refletindo as estratégias metacognitivas na resolução de um estudo de caso envolvendo o tema toxicidade: quais contribuições à alfabetização científica de alunos da educação básica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43292 | - |
dc.description.abstract | Esse trabalho buscou analisar por meio de um estudo de caso de que forma se dá a reflexão sobre os pensamentos dos estudantes ao discutir uma situação cotidiana envolvendo a temática “Plantas Regionais e sua Toxicidade” e como tais discussões podem favorecer o desenvolvimento da alfabetização científica em estudantes do ensino médio. Para tal, a sequência didática proposta envolveu os estudantes na solução de um caso e, posteriormente, realizamos um debate argumentativo contrapondo as ideias expostas pelos colegas. A partir das soluções, argumentos e justificativas foi possível analisar o nível de alfabetização científica dos estudantes a partir da taxonomia de Bloom e sua evolução no decorrer das atividades propostas. Como resultado, podemos afirmar que diante do processor argumentativo houve uma mudança significativa nos níveis de alfabetização em comparação com as respostas dadas antes do momento reflexivo. A mudança foi caracterizada a partir da argumentação. Para mais, o estudo de caso apresentou-se como uma metodologia fundamental no processo de construção do conhecimento dos estudantes, pois fez com que eles saíssem da própria zona de conforto para um estado onde eram confrontados pelas ideias de seus colegas para a partir disso, resolver o problema. | pt_BR |
dc.format.extent | 42p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Método de estudo de casos | pt_BR |
dc.subject | Metacognição | pt_BR |
dc.title | Refletindo as estratégias metacognitivas na resolução de um estudo de caso envolvendo o tema toxicidade: quais contribuições à alfabetização científica de alunos da educação básica. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4904671337447452 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work sought to analyze through a case study of how the reflection on the students ' thoughts is discussed when discussing a daily situation involving the theme "Regional plants and their toxicity" and how such discussions can favor the Development of scientific literacy in high school students. To this end, the proposed didactic sequence involved the students in the so-lution of a case and, subsequently, we held an argumentative debate opposing the ideas exposed by the colleagues. From the solutions, arguments and justifications it was possible to analyze the level of scientific literacy of students from Bloom's taxonomy and their evolution during the proposed activities. As a result, we can affirm that before the argumentative processor there was a significant change in literacy levels compared to the answers given before the reflective moment. The change was characterized from the argumentation. Further, the case study presented itself as a fundamental methodology in the process of constructing the knowledge of students, because it caused them to leave their own comfort zone for a state where they were confronted by the ideas of their colleagues for the From this, solve the problem. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, João Batista da.pdf | 695,16 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons