Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43292

Compartilhe esta página

Título: Refletindo as estratégias metacognitivas na resolução de um estudo de caso envolvendo o tema toxicidade: quais contribuições à alfabetização científica de alunos da educação básica.
Autor(es): SILVA, João Batista da
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino; Método de estudo de casos; Metacognição
Data do documento: 2-Jul-2019
Citação: SILVA, João Batista da. Refletindo as estratégias metacognitivas na resolução de um estudo de caso envolvendo o tema toxicidade: quais contribuições à alfabetização científica de alunos da educação básica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Esse trabalho buscou analisar por meio de um estudo de caso de que forma se dá a reflexão sobre os pensamentos dos estudantes ao discutir uma situação cotidiana envolvendo a temática “Plantas Regionais e sua Toxicidade” e como tais discussões podem favorecer o desenvolvimento da alfabetização científica em estudantes do ensino médio. Para tal, a sequência didática proposta envolveu os estudantes na solução de um caso e, posteriormente, realizamos um debate argumentativo contrapondo as ideias expostas pelos colegas. A partir das soluções, argumentos e justificativas foi possível analisar o nível de alfabetização científica dos estudantes a partir da taxonomia de Bloom e sua evolução no decorrer das atividades propostas. Como resultado, podemos afirmar que diante do processor argumentativo houve uma mudança significativa nos níveis de alfabetização em comparação com as respostas dadas antes do momento reflexivo. A mudança foi caracterizada a partir da argumentação. Para mais, o estudo de caso apresentou-se como uma metodologia fundamental no processo de construção do conhecimento dos estudantes, pois fez com que eles saíssem da própria zona de conforto para um estado onde eram confrontados pelas ideias de seus colegas para a partir disso, resolver o problema.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43292
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, João Batista da.pdf695,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons