Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43294

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorANJOS, José Ayron Lira dos-
dc.contributor.authorSILVA, Gilberto Bezerra da-
dc.date.accessioned2022-03-09T18:50:48Z-
dc.date.available2022-03-09T18:50:48Z-
dc.date.issued2021-05-03-
dc.date.submitted2022-03-09-
dc.identifier.citationSILVA, Gilberto Bezerra da. Elaboração e validação do jogo didático “Caminho Orgânico” como recurso favorecedor à aprendizagem de funções orgânicas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43294-
dc.description.abstractEm meio a um ensino tradicional em que muitos professores não recorrem a materiais didáticos motivadores no processo de construção de conhecimentos das funções Orgânicas. As atividades lúdicas podem potencializar o desenvolvimento de várias habilidades concomitantemente ao aprendizado de conteúdos específicos, mediante intencionalidade e planejamento. Neste cenário esse trabalho tem por objetivo elaborar e validar o jogo didático “Caminho Orgânico” analisando quais são as suas potenciais contribuições na construção de conhecimento das funções orgânicas para alunos do 3º ano do ensino médio. A pesquisa diante da sua natureza, deu-se pelo caráter qualitativo e descritivo. Desenvolvendo-se pela elaboração do jogo didático intitulado “Caminho Orgânico” trabalhando com o conteúdo de funções orgânicas, que traz em sua idealização o diálogo com embasamentos teóricos na área de jogos. A coleta de dados se divide em duas etapas, a primeira, analisasse as situações no jogo baseado nos critérios de validação de Nóvak e Souza (2008) para avaliação de jogos didáticos, adaptados por Simões Neto e colaboradores (2016). A segunda, por categorias determinadas pelos autores da pesquisa, elaborou-se e aplicou-se via “google docs” um formulário com questões baseadas no modelo de Likert em que se observam o grau de concordância, adaptado por Savi e colaboradores (2010). O jogo didático “Caminho Orgânico” foi elaborado na busca de respostas para os problemas relacionados ao ensino do conteúdo de funções orgânicas. A atividade lúdica proposta é análoga a jogos de tabuleiro com trilha, que utiliza em sua mecânica dados, roleta e cartas. Os resultados das duas etapas de avaliação evidenciaram que o jogo didático “Caminho Orgânico” tem potencialidades dinâmicas e educativas em suas situações, podendo ajudar o estudante a suprir algumas falhas deixadas por metodologias já existentes em sala de aula. A atividade lúdica foi validada, considerando-se um recurso que poderá auxiliar ao processo de aprendizagem das funções orgânicas para alunos do terceiro ano do ensino médio.pt_BR
dc.format.extent73p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectMaterial didático - Jogospt_BR
dc.subjectQuímica orgânicapt_BR
dc.titleElaboração e validação do jogo didático “Caminho Orgânico” como recurso favorecedor à aprendizagem de funções orgânicas.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5067002190739609pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4904671337447452pt_BR
dc.description.abstractxIn the midst of a traditional teaching in which many teachers do not use motivating teaching materials in the process of building knowledge of organic functions. The playful activities can enhance the development of various skills concomitantly with the learning of specific content, through intentionality and planning. In this scenario, this work aims to develop and validate the didactic game "Organic Path" analyzing its potential contributions in the construction of knowledge of organic functions for 3rd year high school students. The research was qualitative and descriptive in nature. It was developed through the elaboration of a didactic game called "Organic Path", working with the content of organic functions, which brings in its idealization the dialogue with theoretical basis in the area of games. The data collection is divided into two stages, the first analyzing the situations in the game based on the validation criteria of Nóvak and Souza (2008) for evaluating teaching games, adapted by Simões Neto and collaborators (2016). The second, by categories determined by the authors of the research, a form was prepared and applied via "google docs" with questions based on the Likert model in which the degree of agreement is observed, adapted by Savi and collaborators (2010). The didactic game "Organic Path" was developed in search of answers to problems related to the teaching of the content of organic functions. The proposed playful activity is analogous to board games with a trail, which uses dice, roulette and cards in its mechanics. The results of the two evaluation stages showed that the didactic game "Organic Path" has a dynamic and educational potential in its situations, and can help the student to fill some gaps left by existing methodologies in the classroom. The playful activity was validated as a resource that can help the learning process of organic functions for third year high school students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Gilberto Bezerra da.pdf1,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons