Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43294
Comparte esta pagina
Título : | Elaboração e validação do jogo didático “Caminho Orgânico” como recurso favorecedor à aprendizagem de funções orgânicas. |
Autor : | SILVA, Gilberto Bezerra da |
Palabras clave : | Química – Estudo e ensino; Jogos educativos; Material didático - Jogos; Química orgânica |
Fecha de publicación : | 3-may-2021 |
Citación : | SILVA, Gilberto Bezerra da. Elaboração e validação do jogo didático “Caminho Orgânico” como recurso favorecedor à aprendizagem de funções orgânicas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Resumen : | Em meio a um ensino tradicional em que muitos professores não recorrem a materiais didáticos motivadores no processo de construção de conhecimentos das funções Orgânicas. As atividades lúdicas podem potencializar o desenvolvimento de várias habilidades concomitantemente ao aprendizado de conteúdos específicos, mediante intencionalidade e planejamento. Neste cenário esse trabalho tem por objetivo elaborar e validar o jogo didático “Caminho Orgânico” analisando quais são as suas potenciais contribuições na construção de conhecimento das funções orgânicas para alunos do 3º ano do ensino médio. A pesquisa diante da sua natureza, deu-se pelo caráter qualitativo e descritivo. Desenvolvendo-se pela elaboração do jogo didático intitulado “Caminho Orgânico” trabalhando com o conteúdo de funções orgânicas, que traz em sua idealização o diálogo com embasamentos teóricos na área de jogos. A coleta de dados se divide em duas etapas, a primeira, analisasse as situações no jogo baseado nos critérios de validação de Nóvak e Souza (2008) para avaliação de jogos didáticos, adaptados por Simões Neto e colaboradores (2016). A segunda, por categorias determinadas pelos autores da pesquisa, elaborou-se e aplicou-se via “google docs” um formulário com questões baseadas no modelo de Likert em que se observam o grau de concordância, adaptado por Savi e colaboradores (2010). O jogo didático “Caminho Orgânico” foi elaborado na busca de respostas para os problemas relacionados ao ensino do conteúdo de funções orgânicas. A atividade lúdica proposta é análoga a jogos de tabuleiro com trilha, que utiliza em sua mecânica dados, roleta e cartas. Os resultados das duas etapas de avaliação evidenciaram que o jogo didático “Caminho Orgânico” tem potencialidades dinâmicas e educativas em suas situações, podendo ajudar o estudante a suprir algumas falhas deixadas por metodologias já existentes em sala de aula. A atividade lúdica foi validada, considerando-se um recurso que poderá auxiliar ao processo de aprendizagem das funções orgânicas para alunos do terceiro ano do ensino médio. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43294 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Gilberto Bezerra da.pdf | 1,6 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons