Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43296
Compartilhe esta página
Título: | Município de Chã Grande e seus problemas ambientais, uma boa temática para se trabalhar a educação ambiental na escola. |
Autor(es): | SILVA, Nilson Lucas Gomes da |
Palavras-chave: | Chã Grande (PE); Educação ambiental; Jogos educativos; Exposições |
Data do documento: | 17-Jun-2019 |
Citação: | SILVA, Nilson Lucas Gomes da. Município de Chã Grande e seus problemas ambientais, uma boa temática para se trabalhar a educação ambiental na escola. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Abstract: | A Educação Ambiental é um agente de transformação que surgiu para auxiliar o cidadão a exercer sua cidadania sem agredir o meio ambiente. No município de Chã Grande/PE são realizadas ações por parte da gestão municipal em prol da qualidade do meio ambiente local. Entretanto, o maior desafio enfrentado tem sido o de conscientizar a população sobre a importância de preservá-lo, visto que são recorrentes os descartes inadequados do lixo, as queimadas, o desmatamento e a poluição dos rios. Então, a escola tendo um importante papel social, pode promover ações de conscientização ambiental e desenvolver práticas condizentes com a realidade do aluno, auxiliando-o no exercício da cidadania para o benefício mútuo da sociedade e do meio ambiente. Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi de promover atividades que podem contribuir para conscientização sobre os principais problemas ambientais do município de Chã Grande; bem como propor estratégias para trabalhar essas questões ambientais com alunos do 9º ano de uma escola da rede pública deste município. Para o desenvolvimento do trabalho foram utilizados registros fotográficos dos problemas ambientais identificados pelo grupo de estudantes supracitados no município, que foram discutidos e analisados em sala de aula; um vídeo, como estratégia, que foi discutido com o objetivo de promover a reflexão e conscientização dos alunos e o jogo Desafio Ambiental, utilizado para apreciar a apropriação de conceitos ambientais. A intervenção foi finalizada com a estruturação e realização de uma Mostra Ambiental como forma de socializar, sensibilizar, estimular e auxiliar na prevenção de problemas ambientais no município. Durante a culminância da Mostra, os alunos apresentaram para a comunidade escolar as possíveis soluções para os problemas ambientais encontrados, através de Maquetes, Quiz Ambiental, Histórias em Quadrinhos, Jogo Didático e distribuição de mudas de plantas. No decorrer do evento, o público interagiu efetivamente nas apresentações dos trabalhos, permitindo a sensibilização e a percepção da necessidade de se tornarem sujeitos atuantes no processo de transformação e tomada de atitudes. Sendo assim, as estratégias utilizadas neste trabalho, contribuíram para o desenvolvimento da criticidade e formação cidadã. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43296 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Nilson Lucas Gomes da.pdf | 2,53 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons