Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43297
Share on
Title: | PROBLEMATIZAÇÃO DE AQUECIMENTO GLOBAL EM ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO REMOTO |
Authors: | RAMOS, Aislaine Sabrina Berto |
Keywords: | Problematização; Aquecimento Global; Ensino virtual; Ensino de química. |
Issue Date: | 11-Feb-2022 |
Abstract: | O presente estudo consiste em analisar as implicações do uso de atividades problematizadoras voltadas para a significação de conceitos químicos associados aos efeitos do aquecimento global para o desenvolvimento de atitudes favoráveis à sustentabilidade ambiental. Estudantes do ensino médio, de uma escola pública da cidade de Caruaru-PE, em meio de um ambiente virtual, fizeram parte da pesquisa. A pesquisa de perfil qualitativo possui como parte dos instrumentos para a construção dos dados, entrevistas semiestruturadas e observação participante. Os estratos das entrevistas e observação foram analisados, adotando como referencial Bardin, Manzini e Chizzotti. Esses autores foram adotados por potencializarem o caminho até os objetivos desta pesquisa, possibilitando a participação de todos os envolvidos de forma humanizada e sempre aberta a diálogos, que surgiram durante a aplicação da pesquisa. Os resultados obtidos foram categorizados como: Compreensão sobre Aquecimento global, Compreensão sobre Efeito Estufa e Consequências do aumento do CO2 na atmosfera. Onde compreensões iniciais acerca da temática foram sendo desconstruídas e (re)orientadas para que uma possível compreensão e articulação de conceitos químicos auxiliassem no aprofundamento e entendimento das principais consequências envolvendo o Aquecimento Global e a urgência da tomada de atitudes mais conscientes e sustentáveis para a continuação da vida na Terra. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43297 |
Appears in Collections: | TCC - Química - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC-2-Aislaine-222_merged.pdf | 895,45 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License