Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43302
Compartilhe esta página
Título: | Fake news na pandemia: estudo de caso com alunos do ensino fundamental II em Riacho das almas - PE. |
Autor(es): | SOUZA, Bruno Alves Silva |
Palavras-chave: | Fake News; Alunos do fundamental anos finais; Alfabetização científica; COVID-19 |
Data do documento: | 31-Jan-2022 |
Citação: | SOUZA, Bruno Alves Silva. Fake News na pandemia: estudo de caso com alunos do ensino fundamental II em Riacho das Almas - PE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso Física - Licenciatura– Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. |
Abstract: | Em meio a pandemia da Covid-19 que assola o mundo, informações falsas repercutem pelas mídias sociais dificultando seu combate. Diante disso, esse trabalho traz os resultados de um estudo de caso com alunos do ensino fundamental em Riacho Das Almas-PE sobre a temática. Apresento uma análise acerca dos argumentos utilizados pelos alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola privada para julgar como verdadeiras ou falsas as informações concernentes a pandemia que circulavam pelas mídias sociais no ano de 2020. Se tratando de uma pesquisa qualitativa e de um estudo de caso, foram encontradas possíveis evidências de alfabetização científica na argumentação desses estudantes, mas de forma não clara, pois os mesmos utilizavam critérios não científicos para justificar seus argumentos. Diante dessa pesquisa, foi possível mostrar a importância da escola, especificamente do ensino das ciências como uma ferramenta de combate a notícias falsas e que o pensamento crítico e a investigação científica são fortes elementos para formar cidadãos mais conscientes. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43302 |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC BRUNO.pdf | 891,64 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons