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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43303
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Título : | Produção de queijos-uma temática para o ensino de química no Agreste Pernambucano através de uma sequência didática. |
Autor : | ANGELOS, Antoniel Gomes dos |
Palabras clave : | Química – Estudo e ensino; Recursos didáticos; Queijo – Fabricação; Aprendizagem ativa |
Fecha de publicación : | 7-may-2021 |
Citación : | ANGELOS, Antoniel Gomes dos. Produção de queijos-uma temática para o ensino de química no Agreste Pernambucano através de uma sequência didática. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Resumen : | Durante a vida escolar, o estudante enfrenta dificuldade na apropriação dos conhecimentos, especialmente na área das ciências da natureza, o que pode estar associado à forma como os conteúdos são abordados em sala. Porém, vale salientar que essa realidade pode ser modificada através do empenho dos professores, quando buscam estratégias que ajudem na produção do conhecimento. Uma das estratégias para tal fim é a sequência didática contextualizada, que permite ao professor auxiliar o estudante a significar os conceitos científicos que estão presentes em seu dia-a-dia, associando-os com o conteúdo que é visto em sala de aula. Ao usar experimentos contextualizados, abordando a cultura da região, o docente torna a ação ainda mais fascinante e motivadora, pois possibilita a emergência dos conteúdos de um contexto presente no dia a dia dos estudantes. Pensando nessas alternativas esta pesquisa tenta mostrar a importância da contextualização e experimentação em uma sequência didática, utilizando-a como estratégia de ensino, a partir da cultura de produção de queijo da cidade de Cachoeirinha/PE, tendo como objetivo a compreensão da reação de desnaturação proteica. A sequência didática elaborada aqui apresenta quatro etapas. Na primeira está à apresentação do projeto com suas especificidades e a aplicação do pré-questionário, na qual se espera que os estudantes percebam que o tema abordado faz parte da sua cultura, e que sejam capazes de socializar seus conhecimentos prévios sobre a produção de queijo coalho; na segunda etapa a proposta envolve uma excursão a uma fábrica de queijo, possibilitando aos estudantes visualizarem e refletirem acerca do processo de produção, relacionando este com a reação de desnaturação proteica; na terceira etapa traz uma proposta para que os estudantes realizem um experimento de produção de queijo, mobilizando conceitos e procedimentos, permitindo um aprofundamento nas reflexões a partir das discussões promovidas pelo docente, e assim possibilitando aos estudantes relacionar o experimento à reação de desnaturação proteica e aos conteúdos procedimentais entendendo quais são as substâncias envolvidas nesta reação e as diferenças entre este processo artesanal e o da fábrica; na quarta etapa será aplicado o pós-questionário com a apresentação do relatório sobre o experimento e uma pesquisa sobre outras reações presentes na produção de alimentos. Na etapa final espera-se auxiliar os estudantes na sistematização de entendimentos quanto a significação de conceitos, a compreensão de procedimentos e a explicação dos fenômenos a nível atômico-molecular, refletindo sobre as transformações ocorridas nos procedimentos artesanal e industrial, dando a estes novos significados. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43303 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
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