Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43307

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, João Roberto Ratis Tenório da-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Iasmim Rebeca de Melo-
dc.date.accessioned2022-03-10T18:23:46Z-
dc.date.available2022-03-10T18:23:46Z-
dc.date.issued2021-08-27-
dc.date.submitted2022-03-10-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Iasmim Rebeca de Melo. O uso do aplicativo ‘funções orgânicas’ na mediação do processo de aprendizagem de nomenclatura de compostos orgânicos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43307-
dc.description.abstractEsse estudo apresenta como temática o uso de um aplicativo, denominando, funções orgânicas, para o trabalho com química em uma turma do 3ª ano, do Ensino Médio. Levando em consideração a evolução da tecnologia e a forma acaba influenciando a área da Educação, observa-se a necessidade de se discutir sobre possiblidades de práticas pedagógicas e metodologias de ensino que consigam propor um ambiente significativo de aprendizagem. Dessa forma, o m-learning diz respeito a uma metodologia de ensino que apresenta em seu alicerce o uso de tecnologias da informação e comunicação enquanto instrumentos que podem favorecer o ensino e a aprendizagem. Dentro de tal contexto, o trabalho em questão parte de uma pesquisa de campo, realizada na cidade de Belo Jardim – Pernambuco, com estudantes de uma escola da rede privada de ensino. Objetivou-se analisar as contribuições do modelo de ensino baseado em m-learning para o campo da aprendizagem. A partir da percepção dos alunos sobre o aplicativo, aplicou-se um questionário, em que se pode discorrer sobre a forma pela qual se consegue atrelar tecnologia e educação em prol do desenvolvimento dos estudantes. Observou-se que fazer uso de jogos, atividades lúdicas, como o trabalho com aplicativo se mostra como viável, despertando a curiosidade dos alunos, consequentemente, o interesse pelo conteúdo de química orgânica. Percebendo, então, o modo pelo qual se pode trazer para a sala de aula experiências de mediação por meio da tecnologia.pt_BR
dc.format.extent59p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectQuímica orgânicapt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectAprendizagem - Recursos audiovisuaispt_BR
dc.titleO uso do aplicativo ‘funções orgânicas’ na mediação do processo de aprendizagem de nomenclatura de compostos orgânicos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3500779424544501pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2659442558566241pt_BR
dc.description.abstractxThis study presents as thematic the use of an application, called organic functions, to work with chemistry in a 3rd year high school class. Taking into account the evolution of technology and the way it ends up influencing the area of Education, there is a need to discuss possibilities for pedagogical practices and teaching methodologies that can propose a meaningful learning environment. Thus, mlearning refers to a teaching methodology that has at its foundation the use of information and communication technologies as instruments that can favor teaching and learning. Within such context, the work in question is part of a field research, carried out in the city of Belo Jardim – Pernambuco, with students from a private school. The objective was to analyze the contributions of the teaching model based on m-learning for the field of learning. Based on the students' perception of the application, a questionnaire was applied, in which it is possible to discuss the way in which technology and education can be linked to the development of students. It was observed that making use of games, recreational activities, such as working with an application is shown to be viable, arousing students' curiosity, consequently, interest in organic chemistry content. Realizing, then, the way in which mediation experiences can be brought to the classroom through technology.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
OLIVEIRA, Iasmim Rebeca de Melo.pdf725,9 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons