Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43307

Compartilhe esta página

Título: O uso do aplicativo ‘funções orgânicas’ na mediação do processo de aprendizagem de nomenclatura de compostos orgânicos.
Autor(es): OLIVEIRA, Iasmim Rebeca de Melo
Palavras-chave: Química – Estudo e ensino; Ensino - Metodologia; Química orgânica; Aplicativos móveis; Aprendizagem - Recursos audiovisuais
Data do documento: 27-Ago-2021
Citação: OLIVEIRA, Iasmim Rebeca de Melo. O uso do aplicativo ‘funções orgânicas’ na mediação do processo de aprendizagem de nomenclatura de compostos orgânicos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Esse estudo apresenta como temática o uso de um aplicativo, denominando, funções orgânicas, para o trabalho com química em uma turma do 3ª ano, do Ensino Médio. Levando em consideração a evolução da tecnologia e a forma acaba influenciando a área da Educação, observa-se a necessidade de se discutir sobre possiblidades de práticas pedagógicas e metodologias de ensino que consigam propor um ambiente significativo de aprendizagem. Dessa forma, o m-learning diz respeito a uma metodologia de ensino que apresenta em seu alicerce o uso de tecnologias da informação e comunicação enquanto instrumentos que podem favorecer o ensino e a aprendizagem. Dentro de tal contexto, o trabalho em questão parte de uma pesquisa de campo, realizada na cidade de Belo Jardim – Pernambuco, com estudantes de uma escola da rede privada de ensino. Objetivou-se analisar as contribuições do modelo de ensino baseado em m-learning para o campo da aprendizagem. A partir da percepção dos alunos sobre o aplicativo, aplicou-se um questionário, em que se pode discorrer sobre a forma pela qual se consegue atrelar tecnologia e educação em prol do desenvolvimento dos estudantes. Observou-se que fazer uso de jogos, atividades lúdicas, como o trabalho com aplicativo se mostra como viável, despertando a curiosidade dos alunos, consequentemente, o interesse pelo conteúdo de química orgânica. Percebendo, então, o modo pelo qual se pode trazer para a sala de aula experiências de mediação por meio da tecnologia.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43307
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLIVEIRA, Iasmim Rebeca de Melo.pdf725,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons