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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43308
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Título: | Ligações químicas: concepções dos estudantes de um curso de química licenciatura do Agreste Pernambucano. |
Autor(es): | OMENA, Magdalena Laurence Tavares |
Palavras-chave: | Química – Estudo e ensino; Ligações químicas; Aprendizagem - Recursos didáticos |
Data do documento: | 1-Set-2021 |
Citação: | OMENA, Magdalena Laurence Tavares. Ligações químicas: concepções dos estudantes de um curso de química licenciatura do Agreste Pernambucano. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Abstract: | O conteúdo de Ligações Químicas é uma das bases para o conhecimento químico, e a forma e os recursos utilizados pelo professor para promover a aprendizagem, por parte dos alunos, são de extrema importância para o entendimento da química, pois caso contrário o não entendimento desse conteúdo pode gerar concepções alternativas que acabam prejudicando o aprendizado do aluno. Sendo assim, este trabalho buscou investigar as concepções dos estudantes de períodos inicial e final do curso de Química Licenciatura, do Campus Agreste,sobre o conteúdo de Ligações Químicas. A pesquisa aqui desenvolvida caracteriza-se como sendo descritiva com uma abordagem qualitativa. Os resultados foram coletados a partir de dois questionários diferentes, disponibilizados aos alunos via Google Formulários, sendo um deles aplicado aos alunos do primeiro período do curso e o outro aos alunos do décimo período. Através da análise dos resultados, notou-se que as concepções dos estudantes destes períodos apresentam vários aspectos similares, sendo alguns deles equivocados e outros simplistas, o que pode ser reflexo da abordagem anterior apresentada em seu Ensino Médio, estes aspectos foram notados tanto nos alunos do período inicial quanto do final, com isso notamos que mesmo após passarem pelos componentes curriculares da graduação, vários dos conceitos prévios aprendidos por esses alunos não foram desconstruídos. Sendo assim, a partir dos resultados podemos sugerir que a abordagem sobre Ligações Químicas vista por estes alunos durante o Ensino Médio, enraizou-se de tal forma que mesmo com os componentes curriculares presentes na graduação, as concepções desenvolvidas anteriormente ainda são utilizadas, fazendo com que eles deixem de lado abordagens mais aprofundadas. Esse cenário nos aponta que é preciso conhecer as concepções alternativas dos alunos, para que a partir delas sejam pensadas estratégias de ensino que os auxiliem a entender de fato o conceito conseguindo aplicá-lo em diferentes contextos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43308 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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