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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43309
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Título : | Análise teórica e categorização de jogos para o ensino de Química apresentadas por instituições de ensino nordestinas em eventos científicos. |
Autor : | SANTOS, Patrícia Mirelle Oliveira dos |
Palabras clave : | Química – Estudo e ensino; Jogos educativos; Aprendizagem – Avaliação; Pesquisa bibliográfica |
Fecha de publicación : | 24-ago-2021 |
Citación : | SANTOS, Patrícia Mirelle Oliveira dos. Análise teórica e categorização de jogos para o ensino de Química apresentadas por instituições de ensino nordestinas em eventos científicos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.10810547430 patricia.mirelle@ufpe.br |
Resumen : | O presente trabalho apresenta um levantamento bibliográfico dos anais dos eventos JALEQUIM e ENEQ no período de 2014-2018 das produções acadêmicas referente ao desenvolvimento e/ou aplicação de jogos didáticos e pedagógicos voltados ao ensino de Química em instituições pertencentes à região Nordeste do Brasil. A pesquisa consistiu em identificar, a partir de parâmetros construídos para fins da pesquisa, quais e como as teorias de aprendizagem estão presentes na elaboração de jogos e visar possíveis tendências que podem ocorrer na área. Através da sistematização dos trabalhos, obteve-se 120 produções em relação à temática da pesquisa e os resultados indicam a predominância do uso de referencial teórico/termo inadequado, bem como a ausência de um teórico explícito, apesar de um nítido avanço resultante do esforço de eventos e grupos de pesquisadores na área de jogos. Por meio dos trabalhos fundamentados é possível compreender como ocorre a aprendizagem entre o lúdico e os conceitos de Química, verificando assim, a construção e o desenvolvimento do conhecimento. Encontramos em tais trabalhos a prevalência das teorias de Piaget e Vigotski como referenciais teóricos de aprendizagem, como também uma tendência nas produções acadêmicas sobre conclusões vagas e superficiais sob o uso de jogos no ensino de Química. Deste modo, identificamos a carência de um maior aprofundamento teórico no campo das produções de jogos, como também, a necessidade de uma melhor estruturação e discussões quanto a potencialidade do jogo. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43309 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
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