Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43312
Comparte esta pagina
Título : | As propriedades coligativas e as atividades investigativas envolvendo a experimentação no Encontro Nacional de Ensino de Química de 2008-2018. |
Autor : | SILVA, Isabela Paula da |
Palabras clave : | Química – Estudo e ensino; Aprendizagem - Problemas, questões, exercícios; Recursos didáticos; Solução (Química) |
Fecha de publicación : | 30-abr-2021 |
Citación : | SILVA, Isabela Paula da. As propriedades coligativas e as atividades investigativas envolvendo a experimentação no Encontro Nacional de Ensino de Química de 2008-2018. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Resumen : | Este trabalho teve como objetivo analisar como as atividades investigativas, especialmente a experimentação baseada em problemas, vem sendo abordada na construção do conhecimento químico sobre as propriedades coligativas em pesquisas publicadas nos últimos dez anos (2008 á 2018) no Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ). Sendo desenvolvida por meio de uma revisão de literatura a partir dos trabalhos publicados dentro dos últimos 10 anos deste evento. Essa pesquisa teve um caráter bibliográfico, envolvendo a análise de artigos presentes nos anais e uma abordagem qualitativa à medida que se analisou as propostas apresentadas a partir de categorias buscando analisar suas contribuições para a aprendizagem das propriedades coligativas. Iniciou-se a pesquisa nos anais utilizando palavras-chave como propriedades coligativas, crioscopia, tonoscopia, ebulioscopia e osmose, a fim de selecionar os trabalhos que se encaixavam em nosso campo de estudo. Depois de selecionados os trabalhos, estes foram classificados com relação ao formato apresentado em resumo e trabalhos completos. Em seguida, foram agrupados em quatro categorias de análise, sendo elas 1: Trabalhos que abordam a aprendizagem na educação básica; 2: Trabalhos que abordam o processo de ensino e aprendizagem a partir de ações envolvendo a formação docente; 3: Trabalhos que analisam o conteúdo em livros didáticos; e 4: Trabalhos que envolvem uma pesquisa bibliográfica sobre o conteúdo, sendo encontrados apenas quatro, três, dois e um trabalho para cada categoria, respectivamente. Como estávamos interessados na contribuição das atividades investigativas para a aprendizagem do conteúdo na educação básica, focamos nossa análise nos trabalhos apresentados na categoria 1, dentro desta, apenas um trabalho envolveu uma atividade investigativa a partir da experimentação baseada em problemas. Sendo assim, destacamos nossa preocupação diante de um quantitativo escasso de publicações quando se trata do ensino das propriedades coligativas no ensino básico por meio da experimentação baseada em problemas, a partir disso surgiu a necessidade de elaborar uma nova proposta para o ensino dessas propriedades com base nesses resultados, visto a importância da experimentação baseada em problemas para o ensino das propriedades coligativas. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43312 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Isabela Paula da.pdf | 2,01 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons