Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43314

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, João Roberto Ratis Tenório da-
dc.contributor.authorSILVA, Williane Maria da Conceição-
dc.date.accessioned2022-03-10T18:28:51Z-
dc.date.available2022-03-10T18:28:51Z-
dc.date.issued2021-09-02-
dc.date.submitted2022-03-10-
dc.identifier.citationSILVA, Williane Maria da Conceição. Processos imaginativos na construção de significados do conteúdo ácido-base em alunos do 2º ano do ensino médio em uma escola da Rede Estadual de Pernambuco. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43314-
dc.description.abstractO conteúdo de ácidos e bases está presente na vida cotidiana de todos, e por essa razão apresentamos diversos conhecimentos prévios a seu respeito. Ainda que comumente encontrado ao nosso redor, conceitos de natureza abstrata ocupam o centro da dificuldade de aprendizagem, por parte dos estudantes. Neste trabalho buscamos compreender como estudantes do 2° ano do ensino médio, da rede estadual de Pernambuco, constroem significados referentes ao conteúdo de ácidos e bases, a partir da relação entre a imaginação e a aprendizagem. Para tanto, realizamos uma intervenção como momento de internalização dos conceitos de ácido e bases, contendo um questionário, uma experimentação e uma aula expositiva dialogada. Posteriormente solicitamos a apresentação de seminários que tinham como temas: chuva ácida, pH das piscinas, ácidos e bases na cozinha e nos produtos de limpeza. Em seguida realizamos uma entrevista com os estudantes a respeito dos temas trabalhados, ambas as atividades foram úteis como momento de externalização e produção de dados para análise. Como resultados, identificamos algumas prospecções de possíveis novos significados sendo construídos e direcionados no looping da imaginação. Ao apresentar uma resolução correta do ponto de vista científico, a classificamos como abstração/generalização, já quando o discurso do estudante exibe um conceito incompatível com a ciência, classificamos como sendo direcionado para a implausibilidade. Desta forma, é a partir da classificação das sínteses externalizadas pelos estudantes no looping imaginário que temos a prospecção no horizonte de aprendizagens.pt_BR
dc.format.extent59p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectÁcidos (Química)pt_BR
dc.subjectAprendizagem - Recursos didáticospt_BR
dc.subjectImaginação - Uso - Educaçãopt_BR
dc.titleProcessos imaginativos na construção de significados do conteúdo ácido-base em alunos do 2º ano do ensino médio em uma escola da Rede Estadual de Pernambuco.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0901091708913860pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2659442558566241pt_BR
dc.description.abstractxThe content of acids and bases is present in everyone's daily life, and for this reason we present several prior knowledges about them. Although they are commonly found around us, concepts of an abstract nature are at the center of students' learning difficulties. In this paper, we seek to understand how 2nd year high school students from the state network of Pernambuco, build meanings regarding the content of acids and bases, based on the relationship between imagination and learning. Therefore, we performed an intervention as a moment to internalize the concepts of acid and bases, containing a questionnaire, an experimentation, and a dialogued lecture. Afterwards, we requested the presentation of seminars that had as themes: acid rain, swimming pool pH, acids and bases in the kitchen and in cleaning products. Then, we conducted an interview with the students about the themes worked, both activities were useful as a moment of externalization and production of data for analysis. As results, we obtained some prospections of possible new meanings being constructed and directed in the looping of imagination. When presenting a correct resolution from a scientific point of view, we classify it as abstraction/generalization, whereas when the student's discourse exhibits a concept incompatible with science, we classify it as being directed towards implausibility. Thus, it is from the classification of syntheses externalized by students in the imaginary looping that we have the prospecting in the learning horizon.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Williane Maria da Conceição.pdf789,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons