Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43314
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, João Roberto Ratis Tenório da | - |
dc.contributor.author | SILVA, Williane Maria da Conceição | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-10T18:28:51Z | - |
dc.date.available | 2022-03-10T18:28:51Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-02 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-10 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Williane Maria da Conceição. Processos imaginativos na construção de significados do conteúdo ácido-base em alunos do 2º ano do ensino médio em uma escola da Rede Estadual de Pernambuco. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43314 | - |
dc.description.abstract | O conteúdo de ácidos e bases está presente na vida cotidiana de todos, e por essa razão apresentamos diversos conhecimentos prévios a seu respeito. Ainda que comumente encontrado ao nosso redor, conceitos de natureza abstrata ocupam o centro da dificuldade de aprendizagem, por parte dos estudantes. Neste trabalho buscamos compreender como estudantes do 2° ano do ensino médio, da rede estadual de Pernambuco, constroem significados referentes ao conteúdo de ácidos e bases, a partir da relação entre a imaginação e a aprendizagem. Para tanto, realizamos uma intervenção como momento de internalização dos conceitos de ácido e bases, contendo um questionário, uma experimentação e uma aula expositiva dialogada. Posteriormente solicitamos a apresentação de seminários que tinham como temas: chuva ácida, pH das piscinas, ácidos e bases na cozinha e nos produtos de limpeza. Em seguida realizamos uma entrevista com os estudantes a respeito dos temas trabalhados, ambas as atividades foram úteis como momento de externalização e produção de dados para análise. Como resultados, identificamos algumas prospecções de possíveis novos significados sendo construídos e direcionados no looping da imaginação. Ao apresentar uma resolução correta do ponto de vista científico, a classificamos como abstração/generalização, já quando o discurso do estudante exibe um conceito incompatível com a ciência, classificamos como sendo direcionado para a implausibilidade. Desta forma, é a partir da classificação das sínteses externalizadas pelos estudantes no looping imaginário que temos a prospecção no horizonte de aprendizagens. | pt_BR |
dc.format.extent | 59p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ácidos (Química) | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem - Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Imaginação - Uso - Educação | pt_BR |
dc.title | Processos imaginativos na construção de significados do conteúdo ácido-base em alunos do 2º ano do ensino médio em uma escola da Rede Estadual de Pernambuco. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0901091708913860 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2659442558566241 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The content of acids and bases is present in everyone's daily life, and for this reason we present several prior knowledges about them. Although they are commonly found around us, concepts of an abstract nature are at the center of students' learning difficulties. In this paper, we seek to understand how 2nd year high school students from the state network of Pernambuco, build meanings regarding the content of acids and bases, based on the relationship between imagination and learning. Therefore, we performed an intervention as a moment to internalize the concepts of acid and bases, containing a questionnaire, an experimentation, and a dialogued lecture. Afterwards, we requested the presentation of seminars that had as themes: acid rain, swimming pool pH, acids and bases in the kitchen and in cleaning products. Then, we conducted an interview with the students about the themes worked, both activities were useful as a moment of externalization and production of data for analysis. As results, we obtained some prospections of possible new meanings being constructed and directed in the looping of imagination. When presenting a correct resolution from a scientific point of view, we classify it as abstraction/generalization, whereas when the student's discourse exhibits a concept incompatible with science, we classify it as being directed towards implausibility. Thus, it is from the classification of syntheses externalized by students in the imaginary looping that we have the prospecting in the learning horizon. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Williane Maria da Conceição.pdf | 789,39 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons