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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43314

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Title: Processos imaginativos na construção de significados do conteúdo ácido-base em alunos do 2º ano do ensino médio em uma escola da Rede Estadual de Pernambuco.
Authors: SILVA, Williane Maria da Conceição
Keywords: Química – Estudo e ensino; Ácidos (Química); Aprendizagem - Recursos didáticos; Imaginação - Uso - Educação
Issue Date: 2-Sep-2021
Citation: SILVA, Williane Maria da Conceição. Processos imaginativos na construção de significados do conteúdo ácido-base em alunos do 2º ano do ensino médio em uma escola da Rede Estadual de Pernambuco. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: O conteúdo de ácidos e bases está presente na vida cotidiana de todos, e por essa razão apresentamos diversos conhecimentos prévios a seu respeito. Ainda que comumente encontrado ao nosso redor, conceitos de natureza abstrata ocupam o centro da dificuldade de aprendizagem, por parte dos estudantes. Neste trabalho buscamos compreender como estudantes do 2° ano do ensino médio, da rede estadual de Pernambuco, constroem significados referentes ao conteúdo de ácidos e bases, a partir da relação entre a imaginação e a aprendizagem. Para tanto, realizamos uma intervenção como momento de internalização dos conceitos de ácido e bases, contendo um questionário, uma experimentação e uma aula expositiva dialogada. Posteriormente solicitamos a apresentação de seminários que tinham como temas: chuva ácida, pH das piscinas, ácidos e bases na cozinha e nos produtos de limpeza. Em seguida realizamos uma entrevista com os estudantes a respeito dos temas trabalhados, ambas as atividades foram úteis como momento de externalização e produção de dados para análise. Como resultados, identificamos algumas prospecções de possíveis novos significados sendo construídos e direcionados no looping da imaginação. Ao apresentar uma resolução correta do ponto de vista científico, a classificamos como abstração/generalização, já quando o discurso do estudante exibe um conceito incompatível com a ciência, classificamos como sendo direcionado para a implausibilidade. Desta forma, é a partir da classificação das sínteses externalizadas pelos estudantes no looping imaginário que temos a prospecção no horizonte de aprendizagens.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43314
Appears in Collections:TCC - Química - Licenciatura

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