Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43333

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Sulanita Bandeira da Cruz-
dc.contributor.authorSILVA, Rodrigo Tadeu Cícero da-
dc.date.accessioned2022-03-14T11:01:57Z-
dc.date.available2022-03-14T11:01:57Z-
dc.date.issued2019-07-05-
dc.date.submitted2022-03-10-
dc.identifier.citationSILVA, Rodrigo Tadeu Cícero da. Projeto de pesquisa: uma investigação em torno de sua produção no curso de Química Licenciatura da UFPE-CA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43333-
dc.description.abstractAo adentrar na universidade, é fato que os discentes irão lidar com práticas de leitura e de produção de textos científicos, que são típicos do nível acadêmico. E isto, conforme já vem mostrando alguns estudos, nem sempre, se realiza sem dificuldades por parte dos discentes. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo analisar os aspectos que influenciam a Produção do gênero Projeto de Pesquisa dos alunos do curso de Química-Licenciatura da UFPE/CAA. Para coleta de dados, aplicou-se um questionário aos alunos do referido curso com objetivo de investigar as dificuldades apontadas por eles no tocante à produção desse gênero e verificar como a universidade tem contribuído para que os alunos as superem. Na análise dos dados, ficou evidente a dificuldade dos graduandos em proceder com leitura de textos acadêmicos, tendo em vista a falta do hábito da leitura por parte deles, o que, acreditamos, acabou por colaborar para que surgissem dificuldades na produção do Projeto de Pesquisa, já que foram citadas dificuldades com a escolha do tema da pesquisa, a organização das ideias, a estruturação do texto científico, etc. No entanto, ficou igualmente evidenciado que essas dificuldades foram superadas a partir da prática de muita leitura, tentativas de escrita e mediante a intervenção professor orientador do Projeto. Contudo, visando minimizar mais essas dificuldades, os dados obtidos revelam também que os graduandos gostariam que fosse dada uma ênfase maior na produção dos textos acadêmicos. E isso durante todo o curso, mediante, principalmente, de ofertas de disciplinas que abordem especificamente os gêneros acadêmicos, por entenderem que isso pode possibilitar a aquisição das habilidades necessárias para suas produções escritas no final da graduação.pt_BR
dc.format.extent59p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiência - Metodologiapt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.titleProjeto de pesquisa: uma investigação em torno de sua produção no curso de Química Licenciatura da UFPE-CA.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5693830097541693pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9012661375569097pt_BR
dc.description.abstractxUpon entering the university, it is a fact that students will have to deal with practices of reading and producing scientific texts which are typical of the academic world. And this, as shown through some studies, does not always happen smoothly, devoid of any difficulties. In that sense, the goal of this research project is to analyze the aspects that influence the production of the Research Project text genre for students enrolled in the course of Chemistry (with teaching certification) at UFPE/CAA. For data collection, It did a survey among the students in the course with the goal of investigating their difficulties in regards to the production of this genre and verify how the university has helped students to overcome them. In the data analysis, it was evident that students struggled with reading academic texts, considering the lack of a habit of reading these types of texts by then, which, we believed, ended up collaborating for there to be difficulties in the production of a research project, since students also cited difficulties with choosing their research topic, organizing ideas, structuring their scientific text, etc. However, it was equally evident that that these difficulties were overcome through the intense practice of reading, attempts at writing, and the intervention of the research advisor. However, with the goal of minimizing these difficulties a little more, the data that we obtained also revealed that students would like for there to be a greater emphasis on the production of academic texts. And this should be during the entire course, through, mainly, disciplines that would deal specifically with academic genres, and we understand that this could allow for the acquisition of the necessary abilities for their written production by the end of their undergraduate education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Rodrigo Tadeu Cicero da.pdf865,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons