Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43333

Compartilhe esta página

Título: Projeto de pesquisa: uma investigação em torno de sua produção no curso de Química Licenciatura da UFPE-CA.
Autor(es): SILVA, Rodrigo Tadeu Cícero da
Palavras-chave: Ciência - Metodologia; Pesquisa; Leitura; Língua portuguesa
Data do documento: 5-Jul-2019
Citação: SILVA, Rodrigo Tadeu Cícero da. Projeto de pesquisa: uma investigação em torno de sua produção no curso de Química Licenciatura da UFPE-CA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Ao adentrar na universidade, é fato que os discentes irão lidar com práticas de leitura e de produção de textos científicos, que são típicos do nível acadêmico. E isto, conforme já vem mostrando alguns estudos, nem sempre, se realiza sem dificuldades por parte dos discentes. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo analisar os aspectos que influenciam a Produção do gênero Projeto de Pesquisa dos alunos do curso de Química-Licenciatura da UFPE/CAA. Para coleta de dados, aplicou-se um questionário aos alunos do referido curso com objetivo de investigar as dificuldades apontadas por eles no tocante à produção desse gênero e verificar como a universidade tem contribuído para que os alunos as superem. Na análise dos dados, ficou evidente a dificuldade dos graduandos em proceder com leitura de textos acadêmicos, tendo em vista a falta do hábito da leitura por parte deles, o que, acreditamos, acabou por colaborar para que surgissem dificuldades na produção do Projeto de Pesquisa, já que foram citadas dificuldades com a escolha do tema da pesquisa, a organização das ideias, a estruturação do texto científico, etc. No entanto, ficou igualmente evidenciado que essas dificuldades foram superadas a partir da prática de muita leitura, tentativas de escrita e mediante a intervenção professor orientador do Projeto. Contudo, visando minimizar mais essas dificuldades, os dados obtidos revelam também que os graduandos gostariam que fosse dada uma ênfase maior na produção dos textos acadêmicos. E isso durante todo o curso, mediante, principalmente, de ofertas de disciplinas que abordem especificamente os gêneros acadêmicos, por entenderem que isso pode possibilitar a aquisição das habilidades necessárias para suas produções escritas no final da graduação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43333
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Rodrigo Tadeu Cicero da.pdf865,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons