Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43334

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Flávia Cristina Gomes Catunda de-
dc.contributor.authorSILVA, Wanessa Mirelle da-
dc.date.accessioned2022-03-14T11:02:42Z-
dc.date.available2022-03-14T11:02:42Z-
dc.date.issued2019-06-17-
dc.date.submitted2022-03-11-
dc.identifier.citationSILVA, Wanessa Mirelle da. Kit experimental temático como recurso alternativo para o ensino de química. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43334-
dc.description.abstractO presente trabalho consiste na estruturação de um kit experimental temático utilizando materiais de baixo custo e de fácil operação, com o objetivo de auxiliar os professores de Química na realização de aulas experimentais investigativas, com fins de viabilizar o ensino de Química nas escolas. Foi desenvolvido nesse trabalho um kit experimental temático, com tema principal ‘Água’ intitulado “O Uso da água na Sociedade: Poluição e tratamento da Água”, apresentando materiais alternativos e atividades experimentais envolvendo problemáticas e situações do cotidiano. Este material pode proporcionar aos estudantes uma aprendizagem dos conteúdos químicos de modo mais prazeroso e significativo, devido a sua estrutura ter sido montada versada na metodologia do “Mão na Massa”, que segue os preceitos de uma prática educativa socializadora, tornando o educando ativo no processo de aprendizagem. Ela também favorece a interação entre o aluno e o professor por meio de discussões, levantamentos de hipóteses e tentativas de explicar um determinado conceito ou fenômeno científico e de testá- los através da experimentação. Assim, a metodologia desse trabalho foi dividida em duas etapas. A primeira consistiu no planejamento do kit, por meio da escolha dos conteúdos químicos: Propriedades Físicas da Matéria (Estados Físicos, Densidade e Solubilidade) e Métodos de Separação de Misturas; no desenvolvimento da temática (Água e o seu uso na sociedade), das questões investigativas envolvendo a temática Água, na escolha dos experimentos, e nas estratégias de uso pelo educador. Todas essas informações foram organizadas no livreto, um guia ao professor de como melhor organizar tais aulas experimentais. A segunda etapa se constituiu na preparação do kit, com todos os materiais e reagentes. Assim, foi elaborado três práticas experimentais envolvendo: (1) estados físicos da matéria (Fusão, vaporização e Condensação), complementando com a simulação da chuva; (2) Densidade dos líquidos (torre de líquidos e ovo que flutua); e (3) Simulação do tratamento de água. As questões investigativas voltaram-se para a realidade dos estudantes, alunos do primeiro ano do ensino médio de escolas públicas do Agreste Pernambucano, relacionando os impactos ambientais causados pela sociedade (como poluição nos rios, acidentes ambientais), ações do ser humano quanto ao uso da água (canalização e tratamento), nas condições climáticas locais (poucas chuvas e constante secas), interligando a problemática às questões locais, em uma proposta de formação científica, crítica e cidadã. O kit se torna um recurso importante para a realização de prática experimental ativa, destinada para espaços onde não existam laboratórios equipados.pt_BR
dc.format.extent74p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectQuímica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectProjeto Mão na Massapt_BR
dc.titleKit experimental temático como recurso alternativo para o ensino de química.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6458177332829458pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1891314413056310pt_BR
dc.description.abstractxThe present study consists in the structuring of a thematic experimental kit using materials of low cost, secure and easy operation, with the aim of helping teachers of chemistry in carrying out investigative experimental classes, with the purpose of facilitating the teaching of chemistry in schools. It was developed in this work an experimental kit thematic, with main theme 'Water' entitled "The use of water in Society: Pollution and water treatment", presenting alternative materials and experimental activities involving problems and situations of everyday life. This material can provide students an apprenticeship of the chemical content of more enjoyable and meaningful, due to its structure have been assembled versed in the methodology of "Hand in the Dough", which follows the precepts of an educative practice socializing making the student active in the learning process. It also promotes the interaction between the student and the teacher through discussions, surveys of hypotheses and attempts to explain a particular concept or scientific phenomenon and test them through experimentation. Thus, the methodology of this study was divided into two stages. The first consisted in the planning of the kit, by means of the choice of chemical contents: Physical Properties of Matter (Physical States, density and solubility) and methods of separating mixtures; the development of the theme (water and its use in society), probing questions involving the theme Water, in the choice of experiments, and the strategies for use by the educator. All this information has been organized in the booklet, a guide to the teacher of how best to organize such experimental classes. The second step consisted in the preparation of the kit, with all materials and reagents. Thus, it was drafted three experimental practices involving: (1) physical states of matter (Fusion, vaporization and condensation), supplementing with the simulation of rain; (2) the density of liquids (liquids and egg that floats); and (3) Simulation of water treatment. The probing questions returned to the reality of the students, students in the first year of secondary education in public schools in the Agreste Pernambucano, linking the environmental impacts caused by the company (such as pollution in the rivers, environmental accidents), actions of the human being as the use of water (pipeline and treatment), the climatic conditions (few rains and constant droughts), linking the issue to local issues, on a proposal for a scientific training, critical and citizen. The kit becomes an important resource for the realization of experimental practice active, intended for spaces where there are equipped laboratories.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Wanessa Mirelle da.pdf1,54 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons