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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43334
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Title: | Kit experimental temático como recurso alternativo para o ensino de química. |
Authors: | SILVA, Wanessa Mirelle da |
Keywords: | Química - Estudo e ensino; Química - Experiências; Projeto Mão na Massa |
Issue Date: | 17-Jun-2019 |
Citation: | SILVA, Wanessa Mirelle da. Kit experimental temático como recurso alternativo para o ensino de química. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Abstract: | O presente trabalho consiste na estruturação de um kit experimental temático utilizando materiais de baixo custo e de fácil operação, com o objetivo de auxiliar os professores de Química na realização de aulas experimentais investigativas, com fins de viabilizar o ensino de Química nas escolas. Foi desenvolvido nesse trabalho um kit experimental temático, com tema principal ‘Água’ intitulado “O Uso da água na Sociedade: Poluição e tratamento da Água”, apresentando materiais alternativos e atividades experimentais envolvendo problemáticas e situações do cotidiano. Este material pode proporcionar aos estudantes uma aprendizagem dos conteúdos químicos de modo mais prazeroso e significativo, devido a sua estrutura ter sido montada versada na metodologia do “Mão na Massa”, que segue os preceitos de uma prática educativa socializadora, tornando o educando ativo no processo de aprendizagem. Ela também favorece a interação entre o aluno e o professor por meio de discussões, levantamentos de hipóteses e tentativas de explicar um determinado conceito ou fenômeno científico e de testá- los através da experimentação. Assim, a metodologia desse trabalho foi dividida em duas etapas. A primeira consistiu no planejamento do kit, por meio da escolha dos conteúdos químicos: Propriedades Físicas da Matéria (Estados Físicos, Densidade e Solubilidade) e Métodos de Separação de Misturas; no desenvolvimento da temática (Água e o seu uso na sociedade), das questões investigativas envolvendo a temática Água, na escolha dos experimentos, e nas estratégias de uso pelo educador. Todas essas informações foram organizadas no livreto, um guia ao professor de como melhor organizar tais aulas experimentais. A segunda etapa se constituiu na preparação do kit, com todos os materiais e reagentes. Assim, foi elaborado três práticas experimentais envolvendo: (1) estados físicos da matéria (Fusão, vaporização e Condensação), complementando com a simulação da chuva; (2) Densidade dos líquidos (torre de líquidos e ovo que flutua); e (3) Simulação do tratamento de água. As questões investigativas voltaram-se para a realidade dos estudantes, alunos do primeiro ano do ensino médio de escolas públicas do Agreste Pernambucano, relacionando os impactos ambientais causados pela sociedade (como poluição nos rios, acidentes ambientais), ações do ser humano quanto ao uso da água (canalização e tratamento), nas condições climáticas locais (poucas chuvas e constante secas), interligando a problemática às questões locais, em uma proposta de formação científica, crítica e cidadã. O kit se torna um recurso importante para a realização de prática experimental ativa, destinada para espaços onde não existam laboratórios equipados. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43334 |
Appears in Collections: | TCC - Química - Licenciatura |
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