Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43363
Share on
Title: | O papel das atitudes no processo da aprendizagem significativa de ciências no contexto da educação baseada em projetos. |
Authors: | SILVA, José Renato dos Santos |
Keywords: | Estudantes do ensino médio - Atitudes; Método de projeto no ensino; Aprendizagem |
Issue Date: | 25-Feb-2015 |
Citation: | SILVA, José Renato dos Santos. O papel das atitudes no processo da aprendizagem significativa de ciências no contexto da educação baseada em projetos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2015. |
Abstract: | O modelo de escola que pensamos na atualidade compreende uma educação voltada para a promoção integral do ser humano. Para isso, é preciso entender que os objetivos educacionais da escola vão além de promover capacidades cognitivas dos alunos. Assim, o ensino e a aprendizagem das atitudes figura como uma urgência e um desafio para a educação contemporânea. A partir dessa perspectiva, desenvolvemos uma proposta de Educação Científica Baseada em Projetos, na qual destacamos que o desenvolvimento de atitudes como conteúdo de educação científica e facilitadora no processo da Aprendizagem Significativa dos conteúdos de ensino, sejam eles conceituais, procedimentais ou atitudinais. A pesquisa foi fruto do projeto de pesquisa: Formação de Docentes para Educação Integral na prática da Educação Científica Baseada em Projetos, realizada no período de fevereiro de 2013 a julho de 2014, no qual desenvolvemos o subprojeto: Aprendizagem Atitudinal no contexto da Educação Científica Baseada em Projetos (ECBP). Com esse projeto, pretendemos contribuir para a formação científica de alunos da Educação Básica Pública do Agreste Pernambucano, propondo-lhes desafios que envolvessem mobilização de recursos cognitivos, investimento pessoal e perseverança na tomada de decisão durante a construção de um fotobiomodulador. Participaram da pesquisa 27 alunos de uma turma de 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Mário Sette, onde a partir da análise dos instrumentos de coleta de dados - observação, registro videográfico e questionários – procuramos estabelecer relações entre a aprendizagem de atitudes e a proposta da ECBP. Para tratar dos dados, trabalhamos com a análise de conteúdo (BARDIN, 2011). |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43363 |
Appears in Collections: | TCC - Física - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SILVA, José Renato dos Santos.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License