Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43379
Share on
Title: | Elaboração de uma unidade de ensino potencialmente significativa em astronomia. |
Authors: | RODRIGUES, Aristóteles Nunes |
Keywords: | Física - Estudo e ensino; Astronomia; Aprendizagem |
Issue Date: | 15-Jul-2016 |
Citation: | RODRIGUES, Aristóteles Nunes. Elaboração de uma unidade de ensino potencialmente significativa em astronomia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2016. |
Abstract: | Com o objetivo de contribuir para uma melhor compreensão do que é aprendizagem significativa e como podemos aplicá-la em uma aula de Física, elaboramos uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), tendo a Astronomia como tema motivador. As etapas desta sequência didática, fundamentadas na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, são apresentadas junto a reflexões relacionadas à problematização e contextualização no ensino de Física, sendo as situações apresentadas e a diversidade de materiais utilizados, as variáveis mais importantes para o entendimento do processo de aprendizagem ao longo desta. As reflexões realizadas no processo de elaboração da UEPS de Astronomia permitiram evidenciar a importância do papel do docente na regulação e avaliação da aprendizagem, bem como verificar que um tema que usa como princípio a contextualização no ensino funciona não apenas como contexto para aplicações ou situações do dia-a-dia, mas sim, como gerador de possibilidades de um envolvimento social, pelos estudantes, que lhes permitam organizar ideias e posicionar-se perante o tema abordado. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43379 |
Appears in Collections: | TCC - Física - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RODRIGUES, Aristóteles Nunes.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License