Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43379

Comparte esta pagina

Título : Elaboração de uma unidade de ensino potencialmente significativa em astronomia.
Autor : RODRIGUES, Aristóteles Nunes
Palabras clave : Física - Estudo e ensino; Astronomia; Aprendizagem
Fecha de publicación : 15-jul-2016
Citación : RODRIGUES, Aristóteles Nunes. Elaboração de uma unidade de ensino potencialmente significativa em astronomia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2016.
Resumen : Com o objetivo de contribuir para uma melhor compreensão do que é aprendizagem significativa e como podemos aplicá-la em uma aula de Física, elaboramos uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), tendo a Astronomia como tema motivador. As etapas desta sequência didática, fundamentadas na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, são apresentadas junto a reflexões relacionadas à problematização e contextualização no ensino de Física, sendo as situações apresentadas e a diversidade de materiais utilizados, as variáveis mais importantes para o entendimento do processo de aprendizagem ao longo desta. As reflexões realizadas no processo de elaboração da UEPS de Astronomia permitiram evidenciar a importância do papel do docente na regulação e avaliação da aprendizagem, bem como verificar que um tema que usa como princípio a contextualização no ensino funciona não apenas como contexto para aplicações ou situações do dia-a-dia, mas sim, como gerador de possibilidades de um envolvimento social, pelos estudantes, que lhes permitam organizar ideias e posicionar-se perante o tema abordado.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43379
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RODRIGUES, Aristóteles Nunes.pdf1,23 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons