Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43379
Comparte esta pagina
Título : | Elaboração de uma unidade de ensino potencialmente significativa em astronomia. |
Autor : | RODRIGUES, Aristóteles Nunes |
Palabras clave : | Física - Estudo e ensino; Astronomia; Aprendizagem |
Fecha de publicación : | 15-jul-2016 |
Citación : | RODRIGUES, Aristóteles Nunes. Elaboração de uma unidade de ensino potencialmente significativa em astronomia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2016. |
Resumen : | Com o objetivo de contribuir para uma melhor compreensão do que é aprendizagem significativa e como podemos aplicá-la em uma aula de Física, elaboramos uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), tendo a Astronomia como tema motivador. As etapas desta sequência didática, fundamentadas na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, são apresentadas junto a reflexões relacionadas à problematização e contextualização no ensino de Física, sendo as situações apresentadas e a diversidade de materiais utilizados, as variáveis mais importantes para o entendimento do processo de aprendizagem ao longo desta. As reflexões realizadas no processo de elaboração da UEPS de Astronomia permitiram evidenciar a importância do papel do docente na regulação e avaliação da aprendizagem, bem como verificar que um tema que usa como princípio a contextualização no ensino funciona não apenas como contexto para aplicações ou situações do dia-a-dia, mas sim, como gerador de possibilidades de um envolvimento social, pelos estudantes, que lhes permitam organizar ideias e posicionar-se perante o tema abordado. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43379 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
RODRIGUES, Aristóteles Nunes.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons