Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43433

Share on

Title: Criação de um plano de negócios para uma empresa de bebidas: a importância de um plano de negócios para novas empresas/empreendedores durante uma crise pandêmica.
Authors: GONÇALVES, Maria Gabriela Bezerra Nascimento
Keywords: Plano de negócio; Negócios - Planejamento; Crise econômica - Efeito da pandemia; Bebidas - Indústria
Issue Date: 2-Dec-2020
Citation: GONÇALVES, Maria Gabriela Bezerra Nascimento. Criação de um plano de negócios para uma empresa de bebidas: a importância de um plano de negócios para novas empresas/empreendedores durante uma crise pandêmica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: As organizações precisam aprender a planejar e organizar suas atividades desde o início de seu funcionamento. Isto serve para que, diante da incompreensão com relação ao tempo, possa-se agir para organizar ações que impeçam que a empresa venha a ter prejuízos severos ou mesmo decretar falência. Este pensamento se torna essencial diante de crises financeiras globais, sejam elas por qualquer motivo. A atualidade vive uma crise pandêmica disseminada pela Covid-19, que se alastrou pelo mundo e atingiu também suas economias. Por isso, torna-se ainda mais necessário o planejamento empresarial para lidar com a dinâmica de uma crise, que pode ser considerada extremamente imprevisível. Este pensamento torna-se mais claro quando se tenta modificar ou incorporar empresas dentro de um mercado e, neste pensamento, uma das ferramentas utilizadas é o plano estratégico de negócios, que pode ser compreendido como uma ferramenta de análise de mercado e que é utilizada para resguardar o investidor diante das investidas nocivas do mercado. Com isto, o presente trabalho visou estabelecer um plano de negócios para uma empresa do setor de bebidas que desejava se inserir no mercado em plena crise pandêmica. A partir de metodologia definida pelos planos clássicos de análise de mercado, foi possível verificar a capacidade de ação de um plano para inserção de uma nova empresa no mercado, concluindo que há possibilidade de entrada no mercado mesmo em crises severas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43433
Appears in Collections:TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GONÇALVES, Maria Gabriela Bezerra Nascimento.pdf867,08 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons