Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43487

Compartilhe esta página

Título: Trabalho ambulante nos espaços do metrô do Recife : estratégia de sobrevivência da classe trabalhadora e/ou estratégia de acumulação do capital?
Autor(es): SILVA, Fabíola Araújo da
Palavras-chave: Trabalho informal – Recife (PE); Vendedores ambulantes - Aspectos sociais; Produção (Teoria econômica)
Data do documento: 30-Jun-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Fabíola Araújo da. Trabalho ambulante nos espaços do metrô do Recife: estratégia de sobrevivência da classe trabalhadora e/ ou estratégia de acumulação do capital?. 2021. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: O presente estudo tem como objetivo central analisar o trabalho dos vendedores do comércio ambulante, nos espaços do metrô do Recife, como estratégia, simultaneamente, de garantia da sobrevivência deles, mas, principalmente de acumulação do capital comercial “local”. O problema que norteia a investigação proprosta divide-se em dois. Por um lado, o trabalho ambulante nos espaços do metrô do Recife consiste numa estratégia de sobrevivência para a classe trabalhadora? Por outro lado, o trabalho ambulante nos espaços do metrô do Recife consiste numa estratégia de acumulação do capital comercial (local)? Para responder essas questões nos fundamentamos na teoria social crítica marxista. Resgatamos a historicidade do sistema capitalista de produção e da categoria trabalho, bem como, desvelamos a historicidade e as particularidades do trabalho ambulante e das mercadorias comercializadas nos espaços do metrô do Recife. Como procedimentos metodológicos foram realizados: pesquisa bibliográfica, acerca das categórias teóricas que perpassam a temática e pesquisa de campo, norteada pela observação sistemática e entrevistas semiestruturadas, com 11 vendedores ambulantes. Estas bases permitiram a aproximação com o objeto em análise, e a sistematização teórica acerca da essência do sistema capitalista de produção, da categoria trabalho e do trabalho ambulante, nos espaços do metrô do Recife. Compreende-se que o trabalho ambulante, nos espaços do metrô do Recife contribui, contraditoriamente, para a sobrevivência da classe trabalhadora e para a acumulação do capital comercial (local), como pressuposto dessa investigação, mas, também do capital industrial de âmbito local e global.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43487
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Fabíola Araújo da Silva.pdf1,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons