Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43517

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRODRIGUES, Laécio Ricardo de Aquino-
dc.contributor.authorSILVA, Houldine Nascimento e-
dc.date.accessioned2022-03-25T18:02:31Z-
dc.date.available2022-03-25T18:02:31Z-
dc.date.issued2021-10-19-
dc.identifier.citationSILVA, Houldine Nascimento e. O cinema de Walter Salles: realismo como estrada para a ficção. 2021. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43517-
dc.description.abstractEsta pesquisa visa a identificar que características permeiam o cinema ficcional de Walter Salles Júnior. Para tal, selecionamos quatro longas-metragens dirigidos por ele e que têm como ponto de contato a questão estética e a presença de personagens afins (latino-americanos): Terra estrangeira (1995), Central do Brasil (1998), Diários de motocicleta (2004) e Linha de passe (2008). Nossa premissa é a de que Salles se ampara em um cinema de pressupostos realistas, na tentativa de que o espectador se envolva com a narrativa como se fossem acontecimentos do cotidiano. Isso passa por aspectos como verossimilhança e efeito de real – dispositivo identificado por Roland Barthes nas artes –, além de sua trajetória inicial de documentarista e como esse ponto de partida influenciou suas produções ficcionais. Nossa dissertação também considera visões de teóricos como André Bazin e Jean-Louis Comolli sobre o realismo no cinema. A partir da análise fílmica, buscamos detectar se há algum traço de autoria e de que maneira o diretor se debruça acerca da alteridade.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectWalter Sallespt_BR
dc.subjectFicçãopt_BR
dc.subjectDocumentáriopt_BR
dc.subjectEfeitos de Realpt_BR
dc.titleO cinema de Walter Salles : realismo como estrada para a ficçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3178635960376141pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5156341296312754pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThis research tries to identify the characteristics of Walter Salles Junior's fictional cinema. So, we selected four feature films directed by him that are aesthetically similar and there are culturally close characters (Latin Americans): Foreign Land (1995), Central Station (1998), The Motorcycle Diaries (2004) and Linha de Passe (2008). Our premise is that Salles rises to a realistic cinema to involve the spectator with the narrative as if he were in real life. This involves aspects such as verisimilitude and the reality effect – a device identified by Roland Barthes in the arts –, in addition to the beginning of Walter Salles as a documentarian and how this starting point influenced his fictional productions. Our dissertation also considers views of theorists such as Andre Bazin and Jean-Louis Comolli about realism in cinema. Based on the film analysis, this research appears to investigate whether there is any authorship and how the director deals with alterity.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Houldine Nascimento e Silva.pdf2,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons