Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43517

Share on

Title: O cinema de Walter Salles : realismo como estrada para a ficção
Authors: SILVA, Houldine Nascimento e
Keywords: Comunicação; Cinema; Walter Salles; Ficção; Documentário; Efeitos de Real
Issue Date: 19-Oct-2021
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SILVA, Houldine Nascimento e. O cinema de Walter Salles: realismo como estrada para a ficção. 2021. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Esta pesquisa visa a identificar que características permeiam o cinema ficcional de Walter Salles Júnior. Para tal, selecionamos quatro longas-metragens dirigidos por ele e que têm como ponto de contato a questão estética e a presença de personagens afins (latino-americanos): Terra estrangeira (1995), Central do Brasil (1998), Diários de motocicleta (2004) e Linha de passe (2008). Nossa premissa é a de que Salles se ampara em um cinema de pressupostos realistas, na tentativa de que o espectador se envolva com a narrativa como se fossem acontecimentos do cotidiano. Isso passa por aspectos como verossimilhança e efeito de real – dispositivo identificado por Roland Barthes nas artes –, além de sua trajetória inicial de documentarista e como esse ponto de partida influenciou suas produções ficcionais. Nossa dissertação também considera visões de teóricos como André Bazin e Jean-Louis Comolli sobre o realismo no cinema. A partir da análise fílmica, buscamos detectar se há algum traço de autoria e de que maneira o diretor se debruça acerca da alteridade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43517
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Houldine Nascimento e Silva.pdf2,47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons