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Título : O cinema de Walter Salles : realismo como estrada para a ficção
Autor : SILVA, Houldine Nascimento e
Palabras clave : Comunicação; Cinema; Walter Salles; Ficção; Documentário; Efeitos de Real
Fecha de publicación : 19-oct-2021
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Houldine Nascimento e. O cinema de Walter Salles: realismo como estrada para a ficção. 2021. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumen : Esta pesquisa visa a identificar que características permeiam o cinema ficcional de Walter Salles Júnior. Para tal, selecionamos quatro longas-metragens dirigidos por ele e que têm como ponto de contato a questão estética e a presença de personagens afins (latino-americanos): Terra estrangeira (1995), Central do Brasil (1998), Diários de motocicleta (2004) e Linha de passe (2008). Nossa premissa é a de que Salles se ampara em um cinema de pressupostos realistas, na tentativa de que o espectador se envolva com a narrativa como se fossem acontecimentos do cotidiano. Isso passa por aspectos como verossimilhança e efeito de real – dispositivo identificado por Roland Barthes nas artes –, além de sua trajetória inicial de documentarista e como esse ponto de partida influenciou suas produções ficcionais. Nossa dissertação também considera visões de teóricos como André Bazin e Jean-Louis Comolli sobre o realismo no cinema. A partir da análise fílmica, buscamos detectar se há algum traço de autoria e de que maneira o diretor se debruça acerca da alteridade.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43517
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Comunicação

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