Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43531

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLEÃO, Luís Henrique Vilela-
dc.contributor.authorSILVA, Eduardo Henrique Bezerra da-
dc.date.accessioned2022-03-25T21:18:25Z-
dc.date.available2022-03-25T21:18:25Z-
dc.date.issued2017-03-06-
dc.date.submitted2022-03-25-
dc.identifier.citationSILVA, Eduardo Henrique Bezerra da. Estudo dos efeitos termoelétricos: atividades experimentais e roteiros para ensino. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43531-
dc.description.abstractCom a crescente demanda do consumo energético mundial e questões ambientais atuais, os tipos e fontes de energias alternativas ganham ainda mais evidência. Uma delas é a energia Termoelétrica, que consiste na convenção de energia térmica em energia elétrica e vice versa. Um dos meios de obter essa finalidade é fazendo uso de materiais termoelétricos, um dos principais são os módulos termoelétricos, construídos através de junções de materiais semicondutores ou condutores, térmicos e elétricos. Neste trabalho, foi realizado um estudo sobre a história e desenvolvimento da termoeletricidade e seus dispositivos, além de uma revisão teórica dos efeitos termoelétricos, como o Seebeck, Pelitier e Thomson. Assim, possibilitando o conhecimento necessário para a elaboração de atividades experimentais, visando estudar tais efeitos e desenvolver uma proposta de ensino para o ensino médio, com roteiros experimentais. Pois, é reconhecida a importância das atividades experimentais como importante ferramenta no processo de ensino aprendizagem de física de maneira significativa.pt_BR
dc.format.extent83p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFísica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectTermoeletricidadept_BR
dc.titleEstudo dos efeitos termoelétricos: atividades experimentais e roteiros para ensino.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0179808663113469pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1665872602938573pt_BR
dc.description.abstractxWith increasing demand for global energy consumption and current environmental issues, the types and sources of alternative energy are gaining even more evidence. One is a Thermoelectric energy, which contains a convention of thermal energy in electric energy and vice versa. One of the means of achieving this purpose is to make use of thermoelectric materials, one of the main ones being the thermal modules, constructed through joints of semiconductor materials or conductors, thermal and electrical. In this work, a study was carried out on the history and development of thermoelectricity and its devices, as well as a theoretical revision of thermoelectric effects, such as Seebeck, Pelitier and Thomson. Thus, to provide the necessary knowledge for the elaboration of experimental experiments, aiming to study such effects and develop a teaching proposal for high school, with experimental scripts. For, the importance of experimental activities as an important tool in the teaching of physics is recognized in a significant way.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Eduardo Henrique Bezerra da.pdf7,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons