Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43531
Share on
Title: | Estudo dos efeitos termoelétricos: atividades experimentais e roteiros para ensino. |
Authors: | SILVA, Eduardo Henrique Bezerra da |
Keywords: | Física - Estudo e ensino; Física - Experiências; Termoeletricidade |
Issue Date: | 6-Mar-2017 |
Citation: | SILVA, Eduardo Henrique Bezerra da. Estudo dos efeitos termoelétricos: atividades experimentais e roteiros para ensino. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017. |
Abstract: | Com a crescente demanda do consumo energético mundial e questões ambientais atuais, os tipos e fontes de energias alternativas ganham ainda mais evidência. Uma delas é a energia Termoelétrica, que consiste na convenção de energia térmica em energia elétrica e vice versa. Um dos meios de obter essa finalidade é fazendo uso de materiais termoelétricos, um dos principais são os módulos termoelétricos, construídos através de junções de materiais semicondutores ou condutores, térmicos e elétricos. Neste trabalho, foi realizado um estudo sobre a história e desenvolvimento da termoeletricidade e seus dispositivos, além de uma revisão teórica dos efeitos termoelétricos, como o Seebeck, Pelitier e Thomson. Assim, possibilitando o conhecimento necessário para a elaboração de atividades experimentais, visando estudar tais efeitos e desenvolver uma proposta de ensino para o ensino médio, com roteiros experimentais. Pois, é reconhecida a importância das atividades experimentais como importante ferramenta no processo de ensino aprendizagem de física de maneira significativa. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43531 |
Appears in Collections: | TCC - Física - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Eduardo Henrique Bezerra da.pdf | 7,44 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License