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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43557
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | ROCHA, Cristiane de Arimatéa | - |
dc.contributor.author | NONATO, Igor de Barros | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-28T15:18:32Z | - |
dc.date.available | 2022-03-28T15:18:32Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-16 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-28 | - |
dc.identifier.citation | NONATO, Igor de Barros. A influência Euclidiana na aritmética do ensino básico. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43557 | - |
dc.description.abstract | A obra Elementos de Euclides escrita por volta de 300 a.c. foi a maior coleção de livros de matemática de toda a antiguidade. Eles continuaram consagrados durante a idade média, sobreviveram ao período moderno e chegaram até nós agora na época contemporânea, sempre servindo de referência bibliográfica para o estudo da geometria, aritmética e álgebra. Por causa deste sucesso, e do fato dos conteúdos aritméticos previstos para o sexto e sétimo ano hoje já haviam sidos sistematizados por Euclides, conjecturamos que possa existir relações entre o que está escrito no livro sétimo Elementos com o que é estudado nas escolas atualmente. Tal livro é primeiro de três livros que o autor dedica para o estudo da aritmética. O nosso trabalho tem como objetivo verificar a veracidade desta conjectura, respondendo assim quais seriam essas relações. Para tal, realizamos toda uma inquirição deste livro, e ao comparar com outro livro atual sobre aritmética, de caráter didático, observamos as semelhanças em que ambas obras compartilham. Como por exemplo, a maneira que as duas apresentam e entendem o conceito de MDC. Para reforçar a tese que esta concordância não é mera coincidência, levantamos um estudo historiográfico, do tipo bibliográfico, apontando casos, tanto na matemática quanto na filosofia, em que o trabalho de Euclides já havia influenciado diretamente. | pt_BR |
dc.format.extent | 72p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Euclides, Elementos de | pt_BR |
dc.subject | Matemática - História | pt_BR |
dc.subject | Matemática – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Aritmética - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | A influência Euclidiana na aritmética do ensino básico. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6801146023381795 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8817258970099014 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Euclid's Elements, written around 300 BC it was the largest collection of mathematics books of all antiquity. They remained consecrated during the Middle Ages, survived the modern period and have reached us now in the contemporary era, always serving as a bibliographic reference for the study of geometry, arithmetic and algebra. Because of this success, and the fact that the arithmetic contents foreseen for the sixth and seventh years today had already been systematized by Euclides, we conjecture that there may be relations between what is written in the seventh Elements book with what is studied in schools today. This book is the first of three books that the author dedicates to the study of arithmetic. Our work aims to verify the veracity of this conjecture, thus answering what these relations would be. To this end, we conducted an entire survey of this book, and when comparing it with another current book on arithmetic, of a didactic character, we observe the similarities in which both works share. As an example, a way that both present and understand the concept of gcd. To reinforce the thesis that this agreement is not a mere coincidence, we raised a historiographic study, of the bibliographic type, pointing out cases, both in mathematics and in philosophy, in which Euclides' work had already directly influenced. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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