Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43577

Compartilhe esta página

Título: Termodinâmica: construindo um ensino, partindo de uma proposta investigativa.
Autor(es): MENDES JÚNIOR, José Alves
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino; Física - Experiências; Física (Ensino médio); Termodinâmica
Data do documento: 13-Jul-2018
Citação: MENDES JÚNIOR, José Alves. Termodinâmica: construindo um ensino, partindo de uma proposta investigativa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: O trabalho a seguir contempla uma pesquisa desenvolvida com um grupo de alunos dos cursos de Licenciatura em Física, Química e Matemática da Universidade Federal de Pernambuco (Campus Caruaru), submetidos à atividades de demonstrações investigativas, onde uma sequência experimental - envolvendo temas de Termodinâmica, em especial os conceitos de calor, pressão e temperatura - foi realizada com a perspectiva de gerar situações problematizadoras que proporcionassem um levantamento de concepções espontâneas e gerassem conflitos cognitivos referentes a esses conceitos, mediante a exposição de estudantes diante de um mesmo fenômeno abordado de duas formas diferentes. Como resultado da sequência proposta, observamos que mesmo tendo passado por algum processo instrucional sobre a temática ao longo de sua formação algumas concepções espontâneas persistem na estrutura cognitiva de modo que ao se deparar com um mesmo fenômeno apresentado com outro arranjo experimental, ele ajusta os conceitos presentes em sua estrutura cognitiva de forma a adaptar uma explicação para cada situação. Tal passagem evidencia a existência de vários modelos mentais em paralelo para abranger um mesmo fenômeno em suas diferentes formas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43577
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MENDES JÚNIOR, José Alves.pdf2,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons