Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43668

Share on

Title: Biomecânica da corrida humana: uma proposta de modelagem no estudo de física como ferramenta para uma ampliação do campo conceitual do aluno.
Authors: SILVA, Leonardo Alexandre Lima
Keywords: Física - Estudo e ensino; Força (Mecânica); Centro de massa (Física); Material didático; Vídeo digital
Issue Date: 18-Sep-2018
Citation: SILVA, Leonardo Alexandre Lima. Biomecânica da corrida humana: uma proposta de modelagem no estudo de física como ferramenta para uma ampliação do campo conceitual do aluno. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo propor um material didático para auxiliar e aprimorar o aprendizado sobre alguns conceitos da mecânica clássica. O aluno deve unir os conceitos aprendidos em aula com o mundo que o rodeia, fazendo uma reflexão conceitual do real com a Física. Neste trabalho foi elaborada uma modelagem através de um programa de edição de vídeo (Tracker), de um corredor, correndo da forma adequada e inadequada de acordo com a Biomecânica. É feito uma análise e discursão dos principais pontos e consequências da forma correta e incorreta da corrida, considerando os conceitos da mecânica clássica. Apresentando, em seguida, uma proposta de material didático para ser aplicado na sala de aula pelo professor após o término do assunto de mecânica no ensino médio. Esse material deve ser usado como uma ferramenta de fixação e reflexão do assunto abordado em sala, com a expectativa de despertar no aluno um ser mais crítico e rico conceitualmente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43668
Appears in Collections:TCC - Física - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA, Leonardo Alexandre Lima.pdf1,55 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons