Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43668
Comparte esta pagina
Título : | Biomecânica da corrida humana: uma proposta de modelagem no estudo de física como ferramenta para uma ampliação do campo conceitual do aluno. |
Autor : | SILVA, Leonardo Alexandre Lima |
Palabras clave : | Física - Estudo e ensino; Força (Mecânica); Centro de massa (Física); Material didático; Vídeo digital |
Fecha de publicación : | 18-sep-2018 |
Citación : | SILVA, Leonardo Alexandre Lima. Biomecânica da corrida humana: uma proposta de modelagem no estudo de física como ferramenta para uma ampliação do campo conceitual do aluno. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. |
Resumen : | O presente trabalho tem como objetivo propor um material didático para auxiliar e aprimorar o aprendizado sobre alguns conceitos da mecânica clássica. O aluno deve unir os conceitos aprendidos em aula com o mundo que o rodeia, fazendo uma reflexão conceitual do real com a Física. Neste trabalho foi elaborada uma modelagem através de um programa de edição de vídeo (Tracker), de um corredor, correndo da forma adequada e inadequada de acordo com a Biomecânica. É feito uma análise e discursão dos principais pontos e consequências da forma correta e incorreta da corrida, considerando os conceitos da mecânica clássica. Apresentando, em seguida, uma proposta de material didático para ser aplicado na sala de aula pelo professor após o término do assunto de mecânica no ensino médio. Esse material deve ser usado como uma ferramenta de fixação e reflexão do assunto abordado em sala, com a expectativa de despertar no aluno um ser mais crítico e rico conceitualmente. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43668 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Leonardo Alexandre Lima.pdf | 1,55 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons