Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43673

Compartilhe esta página

Título: A experimentação no ensino de física no ensino médio: uma proposta didática de magnetismo através da interação entre dois dipolos magnéticos.
Autor(es): SILVA, Ivan Márcio da
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino; Física - Experiências; Dipolos magnéticos; Magnetismo
Data do documento: 14-Ago-2019
Citação: SILVA, Ivan Márcio da. A experimentação no ensino de física no ensino médio: uma proposta didática de magnetismo através da interação entre dois dipolos magnéticos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: A realização de experimentos nas aulas de Física é de suma importância à construção, interpretação e aplicação dos conceitos dessa ciência pelos educandos, considerando a necessidade de formar para o conhecimento, e desenvolvendo as habilidades necessárias para lidar com problemas científicos e tecnológicos. Esta pesquisa teve como objetivo principal desenvolver uma proposta de ensino de magnetismo através da interação entre dois dipolos magnéticos usando a experimentação. Para tanto, buscamos reconhecer a importância da experimentação como uma proposta de ensino de Física, mostrando a interação entre dois dipolos magnéticos por meio de experimentos, empregando o conceito de magnetismo. O trabalho foi desenvolvido com base no método de pesquisa qualitativa, com foco no modelo experimental. Foi realizada a análise das medidas de comprimento e de força magnética encontradas. O estudo evidenciou que é possível a construção de um experimento de baixo custo para o ensino do conceito de Força Magnética, o qual pode ser aplicado nas aulas de Física do Ensino Médio.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43673
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Ivan Márcio da.pdf768,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons