Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43691

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, José Ivanildo Felisberto de-
dc.contributor.authorLIMA, Evandro Menezes-
dc.date.accessioned2022-04-05T19:21:02Z-
dc.date.available2022-04-05T19:21:02Z-
dc.date.issued2019-11-19-
dc.date.submitted2022-04-05-
dc.identifier.citationLIMA, Evandro Menezes. A estatística no futebol: um estudo contextualizado das medidas de tendência central. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43691-
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo analisar a aprendizagem do aluno na sala de aula na temática estatística no futebol, com o estudo do conceito de Medidas de Tendência Central contextualizado com futebol, tendo em vista a análise feita com alunos do 8º ano da rede pública, através de entrevistas e questionários abordando situações envolvendo futebol na Matemática. E construir uma atividade com a temática Medidas de Tendência Central com a contextualização do futebol. Deve ser necessária a contextualização de conteúdos matemáticos pra tentar facilitar a aprendizagem do aluno, como o futebol é um dos esportes que o brasileiro mais gosta, se pode ter essa união entre a matemática e futebol, tendo em vista que o futebol na matemática pode ser um atrativo a mais, pelo fanatismo dos jovens brasileiros nesse esporte. Vale destacar que embora as Medidas de Tendência Central pareçam aparentemente simples, mas não são, houve uma grande dificuldade em os alunos conseguirem atingir as habilidades propostas em cada atividade. É importante salientar que nenhum dos alunos conseguiu resolver corretamente as cinco atividades.pt_BR
dc.format.extent66p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEstatística - Conhecimentos e aprendizagempt_BR
dc.subjectFutebol - Recursos didáticospt_BR
dc.subjectFutebol - Estatísticaspt_BR
dc.titleA estatística no futebol: um estudo contextualizado das medidas de tendência central.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5049565285363317pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5068777580366565pt_BR
dc.description.abstractxThis paper aims to analyze the student learning in the classroom on the statistical theme in soccer, with the central tendency study contextualized with soccer, in view of the analysis made with students of the 8th grade of the public school, through interviews and questionnaires. addressing situations involving football in mathematics. And build an activity with thematic measures of central tendency with the contextualization of football. It should be necessary to contextualize mathematical content to try to facilitate student learning, as football is one of the sports that Brazilians like best, you can have this union between math and football, given that football in mathematics can be one more attraction for the fanaticism of young Brazilians in this sport. It is noteworthy that although Central Trend Measurements seem seemingly simple, but they are not, there was great difficulty in achieving the skills proposed in each activity. It is important to point out that none of the students was able to correctly solve the five activities.pt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LIMA, Evandro Menezes.pdf1,98 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons